A
General Motors deu início neste domingo (21) a uma ofensiva que promete mudar o panorama do segmento de compactos populares no Brasil. No começo de novembro, chega às revendas o
Chevrolet Onix, novo hatch pequeno que substitui o
Corsa e promete sacudir o nicho mais competitivo do país – onde brigam dezenas de modelos, entre eles
Gol,
Palio,
Fox,
Sandero,
Fiesta,
Agile,
March,
J3 e os (também) novatos
Hyundai HB20 e
Toyota Etios.
O
Onix estreia em três versões (
LS,
LT e
LTZ), com preço inicial de R$ 29.990 e lista de série impactante desde a configuração básica, com direção hidráulica, ajustes de altura para banco do motorista e volante,
airbags frontais e
ABS com EBD. Trata-se do primeiro compacto nacional a sair de fábrica 100% equipado com os dois itens de segurança que serão obrigatórios em todos os veículos a partir de 2014.
CONFIRA ABAIXO AS VERSÕES, PREÇOS E EQUIPAMENTOS!
Plataforma global, motores revitalizados Mais que a lista inicial de equipamentos, o
Onix vem para ser o campeão de vendas da
Chevrolet no Brasil. Logo de cara, a
GM projeta média mensal de 12.000 emplacamentos, volume maior que o mantido pelo
Celta, best-seller da montadora em 2012. E para atingir a meta, o novo hatch compacto vem munido de todos os lados. A plataforma é a
GSV (Global Small Vehicle), estrutura planetária para pequenos e já usada pelo trio
Cobalt,
Sonic e
Spin.
Na mecânica, o
Onix promove a estreia de novos motores 1.0 e 1.4 litro, ambos atualizações dos conhecidos 1.0 VHC-E (
Celta e
Prisma) e 1.4 Econo.Flex (
Agile e
Cobalt). Os dois têm oito válvulas, são flex, passam a ser designados pela sigla
SPE/4 (de Smart Performance Economy 4 Cylinders) e, embora não revolucionem, foram amplamente aprimorados – 80% dos componentes são novos. Com a reforma, a
GM diz que estão 6% mais econômicos.
1.0 8V SPE/4 flex Potência: 78/80 cv (gasolina/etanol) a 6.400 rpm
Torque: 9,5/9,8 kgfm a 5.200 rpm
1.4 8V SPE/4 flex
Potência: 98/106 cv a 6.000 rpm
Torque: 12,9/13,9 kgfm a 4.800 rpm
Conecta comigo? O prometido pioneirismo do
Onix vai além do que oferecem os badalados
Etios e
HB20 – e toda a turma de compactos nacionais. Já a partir da versão
LT 1.0 flex (R$ 32.890), o novo hatch é equipado com o sistema multimídia
My Link, que inclui uma moderna tela de LCD de sete polegadas no painel. O visor (inédito na categoria) é sensível ao toque, tem operação extremamente simples, é adaptado ao português brasileiro e permite aos ocupantes levar seus "mundos particulares" armazenados diariamente em smartphones, pen drives e afins.
Na tela da central
My Link é possível ver fotos e vídeos, ouvir podcasts e rádios de mundo inteiro, navegar por GPS e fazer ligações, tudo sem precisar do celular. Há conexão Bluetooth e entradas auxiliar e USB. O recurso também permite configurar sistemas do carro, como o travamento automático das portas e o
Follow Me Home, sistema que mantém os faróis e lanternas acesos após travar as portas, para iluminar o caminho por alguns segundos.
Uma centena de possibilidades O arremate do
Onix é a personalização em nível ainda não visto entre modelos populares. A
GM disponibilizará mais de 100 acessórios para seu novo compacto, que poderá combinar a cor da carroceria com o acabamento do interior, repetindo cores em detalhes dos bancos (tecido ou couro), dos tapetes, da manopla do câmbio e do volante. Também haverá molduras para o painel e adesivos decorativos para a carroceria. De início, haverá três kits: "Joy", com apelo jovem, "Race" e "24 Hours", que remete às 24 Horas de
Le Mans.
Entre os itens de estilo, o cliente poderá escolher máscaras negras, lanternas com base escurecida (fumê) e até uma lente azulada "Ice Blue", disponível apenas na versão top LTZ, equipada com o motor 1.4. Esta custa R$ 41.990, preço máximo provisório, já que a partir de março de 2013 o
Onix receberá a transmissão automática de seis marchas já disponível no
Sonic, no médio
Cruze (hatch e sedã) e na minivan
Spin. Será o primeiro carro do segmento a oferecer um câmbio automático multimarchas.
Design global, garantia atraente Maior cartada da
GM do Brasil nesse processo efusivo de renovação, mas o
Onix ainda vai inovar o nicho em mais dois aspectos. Um é a
garantia de três anos, algo raro entre os modelos do segmento. Outro ponto interessante é o baixo custo de reparabilidade. Segundo o ranking do
CESVI Brasil, o
Onix chega como o modelo com menor índice de reparabilidade do Brasil. Isso significa que, em uma eventual colisão, os gastos tendem a ser menores.
O último "trunfo" do
Onix é o design atualizado com os
Chevrolet vendidos pelo mundo. Traços orgânicos se misturam à habitual geometria dos modelos da marca, com vários vincos pela carroceria. O
Onix pode não ser uma obra de arte, mas seu visual é indiscutivelmente moderno e, por dentro surpreende, com painel "dual cockpit", de formas simétricas, materiais agradáveis e bancos com inédito formato anatômico. Resta agora saber se a recepção dos brasileiros será tão calorosa quanto foi com o revolucionário
Corsinha, em 1994.
PREÇOS E VERSÕES
Chevrolet Onix |
Versão | Preços | Itens de série | Opcional |
LS 1.0 | R$ 29.990 | Airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, ar quente, desembaçador e limpador do vidro traseiro, rodas de aço aro 14 com calotas, banco do motorista e volante com ajuste de altura, direção hidráulica, painel em duas cores (preto e cinza) | |
LT 1.0 | R$ 31.690 | itens da versão LS + protetor de cárter, maçanetas externas e carcaça dos retrovisores na cor do veículo, antena, travas elétricas das portas e do porta-malas, vidros dianteiros elétricos, alarme, chave canivete. | My Link (R$ 1.200), ar-condicionado (R$ 2.100) |
LT 1.4 | R$ 35.290 | itens da versão 1.0 LT + rodas de aço aro 15 com calotas, faróis com máscara negra, lanternas escurecidas e adesivo preto da coluna central. | My Link (R$ 1.200), ar-condicionado (R$ 2.000) |
LTZ 1.4 | R$ 41.990 | itens da versão 1.0 LT + rodas de liga leve aro 15, ar-condicionado, My Link, faróis de neblina, espelhos retrovisores elétricos, computador de bordo | |
Curta Autoesporte no Facebook!
Leia Mais.