Lançado no Brasil em abril de 2007, C30 logo se tornou o Volvo mais vendido do país, com seu visual arrojado
A
Volvo confirmou essa semana que encerrará, em dezembro, a produção do hatch médio
C30, um dos carros mais marcantes em design da história da montadora sueca. Lançado em 2007 na Europa, o
C30 chegou às lojas brasileiras em abril do mesmo ano, e fez bastante sucesso, tornando-se rapidamente o modelo mais vendido da
Volvo no mercado nacional. Suas linhas arrojadas, especialmente na traseira, casaram perfeitamente com a proposta do carro: um hatch-cupê de porte médio e luxuoso, com preço competitivo, na faixa dos R$ 90 mil.
No caso específico do Brasil, o
C30 chegou em excelente hora. No fim de 2006, a
Audi anunciou o encerramento da produção do
A3 nacional, produzido na fábrica da
Volkswagen em São José dos Pinhais (PR), sobre a mesma plataforma do (ainda em linha)
Golf IV. E com o fim do hatch da marca das argolas, o
Volvo encontrou poucos rivais diretos, entre eles
BMW Série 1 e
Golf GTI – versão mais agressiva do hatch médio da
Volks. Em 2010, o
C30 recebeu uma reestilização, para acompanhar as mudanças na linguagem visual dos carros da fábrica sueca.
Na época, o
C30 não sofreu alterações mecânicas e a versão "de entrada" ficou ainda mais competitiva: com câmbio manual e motor 2.0 a gasolina de 145 cv (o mesmo de
Ford Focus e
EcoSport), o hatch desembarcou da Bélgica – onde é produzido – por R$ 79.900. Por R$ 110.000, havia a opção
T5 (das fotos), equipada com transmissão automática de cinco marchas e o animado motor 2.5 turbo de cinco cilindros e capaz de gerar fortes 230 cv.
Com fim anunciado, o
C30 não terá sucessor direto no menu da
Volvo. O novíssimo
V40, hatch de quatro portas com ares de perua, será a opção de base da montadora. O inédito hatch de luxo, aliás, será a principal atração da fábrica sueca no
Salão do Automóvel de São Paulo, entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro. Suas vendas no Brasil começam em breve, mas a briga será bem mais acirrada que na época do
C30, contra as novas gerações de
A3 e
Série 1 e do
Mercedes-Benz Classe A, que virou hatch.
V40 é o sucessor natural do C3, mas tem proposta diferente, com quatro portas em vez de duas e ares de perua
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