Verdades e mentiras sobre os motores flex: acabe com as suas dúvidas

Há mais de uma década no mercado brasileiro, os motores flex ainda provocam dúvidas nos motoristas na hora de abastecer o carro com gasolina ou etanol. Certas afirmações sobre essa tecnologia bi-combustível se espalham de boca em boca, tornando difícil distinguir o que é verdade e o que é mentira. Por isso, o Carsale fez uma lista que promete acabar com as dúvidas. Confira a seguir:

MENTIRA: Os motores flex são projetados para utilizar qualquer proporção de gasolina e/ou etanol desde o primeiro abastecimento. MENTIRA: Os motores funcionam com qualquer proporção da mistura gasolina e etanol. MENTIRA: Os motores flex não viciam no combustível mais utilizado. Eles são feitos para funcionar corretamente com gasolina e/ou etanol. VERDADE: A gasolina garante maior autonomia para o motor devido às suas propriedades químicas. Já o etanol permite que o motor desenvolva mais potência. MENTIRA: Os motores flex têm a mesma durabilidade dos motores monocombustíveis. VERDADE: Há apenas um tanque para os dois combustíveis. Alguns carros, porém, contam com um pequeno tanque auxiliar para gasolina que é utilizado na partida a frio, ou seja, aquecendo o etanol quando ele não está na temperatura correta. MENTIRA: Não é preciso seguir uma ordem para abastecer o veículo com a mistura de gasolina e etanol, já que o motor é projetado para funcionar corretamente independentemente desse fator. MENTIRA: Não existe necessidade de cuidados especiais. As manutenções dos motores flex são as mesmas de qualquer outro motor monocombustível. É fundamental seguir os prazos de revisões e produtos específicos recomendados pela fabricante.

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