Além de mudanças visuais e de acabamento, a nova S10 estreia em maio no Brasil com importantes evoluções mecânicas e de conteúdo, para encarar de frente as renovadas Toyota Hilux e Ford Ranger, além da nova e incômoda concorrência das médias compactas Fiat Toro e Renault Oroch.
AUTOPOLIS estará presente no evento de lançamento da picape para a imprensa especializada, que acontece na próxima semana, ocasião em que faremos as primeiras impressões ao volante e teremos mais detalhes sobre o carro. Por hora, a Chevrolet tratou de antecipar muitos detalhes do modelo.
- Siga o AUTOPOLIS no Facebook
- Leia mais notícias sobre a Chevrolet
A nova S10 fará sua primeira aparição pública na Agrishow, considerada a mais importante feira agrícola da América Latina, que acontece de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto (SP).
A parte estrutural do modelo foi retrabalhada. Os conjuntos de suspensão e de freio, por exemplo, são novos; enquanto os sistemas de controle de vibrações e de ruídos foram aperfeiçoados.
Outra novidade é a introdução da direção elétrica inteligente, com objetivo de melhorar a dirigibilidade da picape, principalmente em trechos urbanos. O sistema da Chevrolet é dotado de tecnologias que compensam inclinação da via em longos percursos e reduzem trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.
Segundo a GM, a nova S10 está até 5% mais econômica, devido à utilização de materiais mais leves, de novos componentes mecânicos e de melhores soluções aerodinâmicas. Continua sendo a mais potente do segmento, tanto na configuração 2.8 TurboDiesel (200 cv) como na 2.5 Flex (206 cv).
Visual renovado
A principal mudança estética da S10 2017 ocorre na dianteira, que incorpora a nova identidade visual da marca, com faróis mais afilados e que trazem uma guia de luz em LED, unindo-se à grade por sua parte interna, num recorte mais anguloso. O para-choque traz apêndices aerodinâmicos nas extremidades emoldurando as luzes auxiliares, e uma espécie de peito de aço, no meio, logo abaixo da moldura da placa, reforçam o estilo musculoso do carro.
Na lateral, destacam-se os retrovisores com repetidores de pisca e as rodas de alumínio inéditas. São aro 16 nas versões de entrada (LS e LT) e aro 18 nas mais sofisticadas, representando um upgrade para o modelo LTZ (luxo) e High Country.
Na traseira, a nova S10 traz mudanças discretas, como a câmera de ré embutida na maçaneta, novas opções de cobertura para o compartimento de carga e há opção de lanternas com LED.
Em relação às opções de cores, o Azul Old Blue Eyes e o Preto Ouro Negro fazem sua estreia e se juntam às já existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chilli e Cinza Son of a Gun.
Nova S10 chega às lojas no início de maio
Interior mais requintado
A cabine traz materiais mais refinados e agradáveis ao toque, enquanto os painéis de instrumentos e de portas foram completamente remodelados para trazer melhor ergonomia e acomodar a maior quantidade de itens de série – alguns inéditos para a categoria.
Os principais traços do habitáculo foram inspirados na picape-conceito X-Treme, que a Chevrolet exibiu recentemente no Salão de Bangcoc, na Tailândia.
A nova S10 traz quadro de instrumentos bastante completo e de fácil leitura. Ele pode incluir computador de bordo que oferece informações como navegação, velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, incluindo a vida útil do óleo – relevante para veículos que são submetidos a condições severas de uso.
O computador de bordo ainda possui a função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. O motorista consegue ainda consultar a pressão dos pneus. Um alerta é dado quando algum deles sai da especificação recomendada pelo fabricante.
No centro do painel, as saídas de ar maiores fazem conjunto com o sistema multimídia MyLink de segunda geração com GPS. O sistema passa a agregar tela de alta resolução e novas funções, entre elas o Android Auto e o Apple CarPlay, com a opção de comandos de voz.
Os apoios de braços e os puxadores de portas também foram retrabalhados, assim como os diferentes revestimentos dos bancos.
A lista de equipamentos inclui acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, retrovisor central eletrocrômico, câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras, sensor de estacionamento dianteiro, acionamento remoto da ignição e vidros laterais com mecanismo remoto de abertura e fechamento por meio da chave.
Itens como lanternas e luzes de neblina, ar-condicionado digital com oito velocidades, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, banco do motorista com ajustes elétricos estão igualmente disponíveis como opcional em algumas versões.
Outros destaques são os controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC).
A nova S10 também aprimora seu pacote de segurança ativa. Adota sistema de freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) de última geração e novas tecnologias, como o alerta de desvio de faixa e o alerta de colisão frontal, comuns apenas a veículos de categorias superiores.
Motores mais eficientes
A Nova S10 estreia com treze variações de configurações. São quatro versões de acabamento (LS, LT, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cab), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de dois tipos de tração (4×2 e 4×4 com reduzida).
Todas as configurações receberam um pacote de inovações para melhor eficiência energética. Com isso, houve uma melhora no consumo de combustível até 5% ante o modelo anterior.
O resultado é basicamente a soma das evoluções aerodinâmicas, da utilização de matérias mais leves, da adoção de pneus “verdes” de uso misto e de freios de baixo arrasto, da mudança na relação do diferencial da transmissão (Flex) e da introdução de um sistema mais eficiente de gerenciamento das cargas elétricas do motor, que inclui novo software no módulo de controle do carro, sensores, alternador com menos perdas internas, eletro-ventilador do tipo brushless (sem escovas) e direção elétrica.
Oferta do OnStar
Outra inovação que a Nova S10 traz para o segmento de picapes é o OnStar. A tecnologia é uma exclusividade da marca Chevrolet no Brasil.
O OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, conectividade e concierge, através do qual os ocupantes do veículo tem acesso a uma central de atendimento apta a ajudar em caso de emergência, ajuda com navegação e obtenção de informações diversas.
O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas.
Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.
The post Chevrolet revela detalhes da nova S10 2017 appeared first on Autopolis Portal.
Leia Mais.