Aprenda os principais cuidados com os pneus do seu carro

Nicolas Tavares

Saiba os melhores cuidados com os pneus para aumentar sua vida útil e evitar acidentes

Tomar os cuidados adequados com os pneus ajudam a manter sua vida útil%2C economizar combustível e aumentam a segurança.

Tomar os cuidados adequados com os pneus ajudam a manter sua vida útil%2C economizar combustível e aumentam a segurança.

Foto: Divulgação

Muitos não prestam os devidos cuidados com os pneus de seus carros. É um dos itens mais importantes, já que fazem o contato entre todo o veículo com o solo e, se estiverem em condições ruins, podem levar a perda de controle e acidentes - principalmente nessa época de frio. Não é nada difícil de ser feito e não precisa de muito conhecimento, apenas de um pouco de atenção. Confira como pode usar melhor os pneus e a conservá-los:

Sempre cheios

Um dos cuidados com os pneus mais esquecidos é mantê-los na calibragem correta. Verifique a pressão semanalmente e calibre de acordo com o valor indicado no manual.

Um dos cuidados com os pneus mais esquecidos é mantê-los na calibragem correta. Verifique a pressão semanalmente e calibre de acordo com o valor indicado no manual.

Foto: Divulgação

Nunca deixe os pneus esvaziarem abaixo do limite de segurança. O ideal é checar a pressão semanalmente, calibrando de acordo com o nível determinado no manual do proprietário. De preferência, faça isso pouco depois de ligar o carro, enquanto os pneus estão freios. A alta temperatura faz com que a pressão interna aumente, enganando na hora de conferir a calibragem. Se não puder evitar, coloque 4 psi a mais do que o recomendado.Além disso, andar com os pneus cheios também ajuda a economizar combustível

Não fique careca

Cuidado com a faixa que indica o limite de desgaste do pneu. Se estiver no mesmo nível que a banda%2C significa que está careca e é hora de trocar.

Cuidado com a faixa que indica o limite de desgaste do pneu. Se estiver no mesmo nível que a banda%2C significa que está careca e é hora de trocar.

Foto: Divulgação

Há um limite do quanto o pneu pode se desgastar antes que comece a perder sua eficácia. Todo pneu possui um indicador, que aparece no início dos sulcos dos pneus. Se estiver abaixo de 1,6 milímetro de profundidade, momento em que o indicador fica no mesmo nível que a banda, é hora de trocar o pneu.

Tem outro bom motivo para não deixar cair nesse nível: rodar com pneus desgastados é infração grave, rendendo 5 pontos na CNH e multa de R$ 127,69, com o risco do agente reter o veículo se estiver rodando em condições perigosas, como com a pista molhada.

Faça o rodízio do pneu

Trocar os pneus traseiros pelos dianteiros e vice-versa é um cuidado que pode aumentar a vida útil.

Trocar os pneus traseiros pelos dianteiros e vice-versa é um cuidado que pode aumentar a vida útil.

Foto: Divulgação

Alguns acham que é mito, mas é recomendado que faça o rodízio dos pneus a cada 5 mil km – ou seja, os pneus dianteiros vão para a traseira e vice-versa. É uma medida que ajuda a equalizar o desgaste, já que os pneus são gastos de forma diferente, dependendo da tração do veículo.

Troque e alinhe

Alinhar os pneus é de extrema importância para cuidar bem deles. Garante que respondam de forma adequada ao volante%2C evitando desgaste e reduzindo o consumo.

Alinhar os pneus é de extrema importância para cuidar bem deles. Garante que respondam de forma adequada ao volante%2C evitando desgaste e reduzindo o consumo.

Foto: Divulgação

Quando for a hora de trocar os pneus, use todos da mesma marca em um único eixo, pois cada marca tem um tipo diferente de construção, o que pode levar a uma eficiência diferente. Se houver algum dano no pneu, como cortes, avarias ou bolhas, troque imediatamente. Não misture pneus novos com os velhos. Se for comprar só um par, coloque-os primeiro na parte de trás, pois é mais fácil controlar o uso dos pneus dianteiros e compensar uma possível perda de aderência.

Assim que fizer a troca, faça também o alinhamento dos pneus. Isso garante que eles vão responder de acordo com o volante, evitando que o carro desvie para um lado enquanto o volante está reto. Isso ajuda a deixar o desgaste mais regular e, de quebra, reduz o consumo de combustível.

Escolhendo o pneu certo

As letrinhas no pneu não estão lá à toa. Cada uma indica uma especificação%2C como tamanho%2C perfil%2C largura e quanto pesa aguenta.

As letrinhas no pneu não estão lá à toa. Cada uma indica uma especificação%2C como tamanho%2C perfil%2C largura e quanto pesa aguenta.

Foto: Divulgação

Uma olhada na lateral dos pneus mostra que há vários números e letras. Essas inscrições explicam a especificação do modelo, assim como sua origem, índice de carga, medida, velocidade e muito mais. Quando for comprar um pneu novo, siga a especificação dita no manual. O pneu do Chevrolet Onix, por exemplo, é 185/70 R14 88H.

185 => Largura do pneu em milímetros
70 => Série do pneu, também chamada de perfil. É a relação entre a altura e a largura da seção do pneu em milímetros
R => Indica o tipo de construção. R é para radial, D é para diagonal e B para diagonal-cintada.
14 => É o diâmetro do aro em polegadas
88 => Esse número é o índice de carga, ou seja, o quanto o pneu consegue suportar de carga
H => A letra indica a velocidade máxima que o pneu suporte em km/h. Começa no M (130 km/h) e vai até Z (+ 240 km/h).

Não esqueça do estepe

Quando for calibrar os pneus%2C não esqueça de verificar a pressão e aproveitar para calibrar também o estepe.

Quando for calibrar os pneus%2C não esqueça de verificar a pressão e aproveitar para calibrar também o estepe.

Foto: Divulgação

Está dirigindo na estrada e o pneu furou. Nada demais, é só trocar. Quando vai pegar o estepe, descobre que ele está praticamente vazio. Isso é mais comum do que imagina. Lembre-se de periodicamente conferir a pressão do estepe para evitar surpresas, seguindo a calibragem correta indicada no manual. Também verifique se a chave de roda e triângulo estão no porta-malas.

Dirija com cuidado

Um buraco pode ser muito perigoso para o seu pneu%2C com o risco de causar cortes ou bolhas. Evite-os o máximo que puder.

Um buraco pode ser muito perigoso para o seu pneu%2C com o risco de causar cortes ou bolhas. Evite-os o máximo que puder.

Foto: Divulgação

Alguns hábitos ruins podem fazer com que o pneu dure menos. Fazer o pneu cantar é uma péssim ideia, significa que o pneu está sofrendo atrito excessivo direto com o chão. A marca de borracha que fica no chão depois de uma arrancada é uma pequena parte do seu pneu que você deixou para trás. Isso vale também para as cantadas de pneu em curvas de alta velocidade.

Evite passar por buracos. Dependendo do tamanho, profundidade e forma do buraco, ele pode cortar o pneu ou causar uma bolha, prejudicando a bolha de rodagem. Se dirigir por um lugar muito acidentado, como estradas de terra ou aquela rua mais esburacada que a Lua, verifique os pneus para garantir que não há avarias e faça uma nova calibragem.



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