DETROIT, 30

SÃO PAULO (compensou) – Foi num 22 de junho, em 1986, que Senna catou a bandeira do Brasil pela primeira vez de um transeunte para comemorar uma vitória. Lá se vão 30 anos. O GP dos EUA, em Detroit, aconteceu um dia depois da eliminação do Brasil pela França, nos pênaltis, na Copa do México. Ayrton corria pela Lotus e usava motores Renault. O time tinha uma penca de franceses, que passaram o sábado e parte do domingo zoando o piloto brasileiro. A bandeira, contaria depois, foi uma espécie de desagravo. Renan do Couto conta a história aqui.

Fazia muito tempo que eu não via essas imagens — no vídeo acima, depois dos 14 minutos. Na minha memória empoeirada, era um bandeirão com mastro de bambu do tamanho daquela que fica na Praça dos Três Poderes. Hoje noto que era uma bandeirinha mequetrefe e, me pareceu, meio desbotada. Talvez de plástico.

Não importa. O gesto entrou para a história particular de Senna, que passou a repeti-lo sempre que possível. Momento legal de sua carreira. E consta que os franceses da Renault não se irritaram nem um pouco. Afinal, venceram também.



Leia Mais.