Três marcas perderam seus benefícios no Inovar-Auto neste mês. JAC Motors e a importadora Rising, responsável pela coreana SsangYong e pela chinesa BYD foram descreditadas do programa até 2017.
- Siga o AUTOPOLIS no Facebook
- Leia mais notícias sobre a JAC
O caso da JAC foi o mais grave: a chinesa reviu seu programa de investimentos no Brasil devido à crise econômica e as expectativas tímidas de recuperação do mercado nos próximos anos. Por isso, o presidente da marca, Sergio Habib, decidiu reduzir o tamanho da fábrica de 100 mil unidades ao ano, para 20 mil unidades ao ano feitas em regime CKD, apenas montando o SUV T5. Originalmente, a chinesa dispunha de incentivos governamentais e descontos em impostos de importação de seus veículos equivalente ao tamanho da então futura fábrica. Com a redução, a JAC enfrenta um déficit de R$ 150 milhões a serem devolvidos para o governo.
Já o caso da SsangYong e da BYD é outro: a importadora não protocolou o pedido de ingressão ao Inovar-Auto, perdendo assim os incentivos do programa. Atualmente a SsangYong não possui planos de construção de uma fábrica no Brasil, mantendo-se apenas como importadora. Já a chinesa BYD hoje não comercializa seus veículos, mas mantém uma operação pequena concentrada em Campinas, interior de São Paulo, com o teste de unidades do elétrico E6 como táxis e alguns de seus ônibus elétricos atuando no serviço de transporte público. Ambos serão produzidos em breve na cidade.
The post JAC, SsangYong e BYD são descreditadas do Inovar-Auto appeared first on Autopolis Portal.
Leia Mais.