Cinco variantes estranhas de carros vendidos no Brasil

Cinco variantes estranhas de carros vendidos no Brasil

Pode chamar de economia de escala ou de criatividade, mas muitos carros, especialmente os mais baratos, são multiplicados em inúmeras variantes diferentes. Exemplo aqui no Brasil snão faltam: Palio e Gol que deram origem a versões sedã, picape e perua, além do hatch original.

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Às vezes, outras variantes, um pouco esquisitas para os brasileiros, são vendidas lá fora. Conheça agora cinco exemplos.

Fiat Albea

Quando o Palio recebeu sua primeira reestilização, ele ganhou a companhia de um segundo sedã, bem diferente do Siena que todos conhecemos. O Albea surgiu na Europa como um sedã médio: ele tinha entreeixos alongado (evidenciado pela distância entre o fim da porta original do Siena e a caixa de roda traseira), vidro traseiro mais reto e traseira esquisita. Durou de 2002 até 2012, sendo substituído pelo Linea.

Ford Figo Aspire

Receita de como criar um Ford Figo Aspire: pegue um Ford Ka+, encurte sua traseira até que o comprimento total do carro chegue à 4m, mude o volante para o lado direito e adicione uma pitada de detalhes diferentes. Vendido apenas na Índia por conta dos benefícios fiscais para carros com menos de 4 metros de comprimento, esta variante do Ford Ka fica ainda mais estranha ao lembrar que o nome Figo era usado para a versão indiana do Fiesta Rocam.

Honda Fit Shuttle

A Honda nunca escondeu a vocação familiar do Fit, por isso, oferece em alguns mercados o que poderíamos chamar de Grand Fit, ou talvez Fitzão. A Fit Shuttle, versão perua do hatch/minivan, em sua primeira geração (derivada da segunda do Fit), contava com para-choques dianteiros esportivos como diferencial. A traseira truncada era um tanto desproporcional. Na atual geração, o nome Fit foi suprido, e a dianteira agora é exclusiva. Melhorou muito, mas a linha dos vidros ainda é esquisita.

Dacia Logan MCV e Logan Pick-up

A perua Logan chegou à segunda geração muito mais bonita, diferentemente da primeira encarnação. A Logan MCV era um meio termo entre uma perua e uma minivan com portas traseiras divididas como em um Fiat Fiorino e teto elevado. Não é um primor de estilo. Já a picape Logan, vendida em alguns países com o logo da Nissan, deixou de ser fabricada em 2012 sem deixar sucessores. De acordo com publicações da época, o fracasso da Peugeot Hoggar, fez a Renault desistir de vender a picape aqui no Brasil.

Volkswagen Up

Por mais que o Up pareça idêntico ao europeu, eles são diferentes. O nosso Up é 6,5 cm maior, graças ao entreeixos maior, resultando nas colunas B e C largas. O porta-malas é 64 litros maior e o tanque 15 litros a mais que o europeu. A diferença maior está na traseira: o Up brasileiro tem bancos mais largos que comportam três passageiros e os vidros traseiros descem completamente, enquanto no europeu leva dois passageiros e os vidros basculam, mesmo no modelo quatro portas. Enquanto o Up TSI brasileiro tem tampa do porta-malas preta, na Europa todas as versões contam com tampa inteiriça de vidro. Mas o nosso TSI é 16 cv mais potente que o deles.

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