Depois do lançamento de Onix e Prisma reestilizados, a Chevrolet apresenta o sedã Cobalt e a minivan Spin com alterações mecânicas. Em busca de maior eficiência e menor consumo de combustível, a dupla passou por alterações semelhantes de seus parentes recém renovados. A promessa é de 30% de economia no renovado (mas ainda jurássico) motor 1.8, que agora passa a se chamar SPE/4 Eco.
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As alterações já vistas nos menores Onix e Prisma foram replicadas em Cobalt e Spin, O motor 1.8 SPE/4 ECO teve uma significativa redução de atrito interno, recebeu novo comando tubular (700g mais leve), novo processador mais rápido e eficiente. Com isso, ele agora entrega os 17.7 kgfm mais cedo, a 2.600 rpm (antes os 17.1 kgfm chegavam a 3.200 rpm). A transmissão manual ganhou uma marcha a mais, privilegiando rotações mais baixas mesmo em altas velocidades. Para ajudar o condutor, há um indicador de trocas de marcha no painel digital. O câmbio automático de seis marchas foi reprogramado e ganhou nova bomba de óleo de alta eficiência, resultando em trocas rápidas e suaves.
Os novos pneus verdes com monitoramento de pressão individual trabalham em conjunto na redução do consumo de combustível. Os freios também passaram por mudanças e estão mais eficientes. A aerodinâmica foi foco das mudanças da dupla: foram instalados defletores na parte inferior da carroceria, além disso, a carroceria está 10 mm mais baixa graças a alterações na suspensão. As mudanças, no Cobalt, renderam 8% de diminuição do arrasto aerodinâmico.
A Spin conta com um artifício a mais: grade ativa do radiador, que, através de aletas instaladas logo após a abertura frontal, controlam o fluxo de ar para o compartimento do motor. Em situações onde a resistência do ar é grande (como estradas), as aletas ficam parcialmente fechadas. Com isso, a minivan da Chevrolet ficou 11% mais eficiente aerodinamicamente. Ambos também estão mais esbeltos: Cobalt está 36 kg mais leve e a Spin emagreceu 33 kg.
Uma das modificações mais importantes está na troca da defasada direção hidráulica pela assistência elétrica. Além de ter atuação progressiva (mais leve em manobras e firme em alta velocidade), a direção elétrica não rouba potência do motor para sua atuação, consequentemente, ajuda na redução de consumo de combustível. Como resultado, o Cobalt automático ficou 21% mais econômico, com médias de 8.3 km/l na cidade e 10.4 km/l na estrada com etanol. Já a Spin com câmbio automático, promete 30% a mais de eficiência, registrando 8.1 km/l na cidade e 9.4 km/l na estrada com etanol.
O Cobalt continuará a ser vendido para o público comum apenas com motor 1.8 e em duas versões: LTZ (manual R$ 62.190 / automática R$ 66.990) e Elite (R$ 68.990). As versões LT (R$ 55.190) e LTZ (R$ 60.990) com motor 1.4 são destinadas apenas a frotistas. Já a Spin, conta com uma vasta quantidade de versões e apenas motor 1.8 – destaque a série especial Advantage que passa a ser versão regular. A Spin LS parte de R$ 57.990, sendo seguida da LT de R$ 61.490. Por R$ 66.990, a versão Advantage vem apenas com transmissão automática. Para quem quer estilo aventureiro, a Spin Activ automática sai por R$ 69.990. Já para famílias grandes que precisam de sete lugares, a Spin LTZ manual sai por R$ 67.990, ou R$ 71.990 com transmissão automática.
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