Kodiaq, primeiro SUV da história da Skoda, é lançado

Kodiaq, primeiro SUV da história da Skoda, é lançado

Evocando o espírito selvagem ao carregar o nome de um urso-pardo do Alasca, Skoda Kodiaq, primeiro SUV da marca tcheca foi oficialmente revelado. As apostas do grupo Volkswagen em sua nova cria são enormes, reflexo da divulgação intensa do modelo e do porte do evento de lançamento transmitido ao vivo pelo YouTube.

- Siga o AUTOPOLIS no Facebook
- Leia mais notícias sobre a Skoda

A expansão global da Skoda, com grandes chances de chagar aos Estados Unidos, terá como grande protagonista o Kodiaq. Estilo agressivo, porte robusto (4.7 m de comprimento com entreeixos de 2.79 m), boa imagem da marca, tecnologia e sete lugares estão entre os atributos que o Kodiaq usufrui.

O Skoda Kodiaq conta com uma recheada lista de itens tecnológicos (de série em algumas versões, opcionais em outras), tais como volante de couro com aquecimento, ar-condicionado digital tri-zona, bancos elétricos com aquecimento e ventilação, assistente de frenagem de emergência, head-up display, sistema de proteção ao pedestre, controle de cruzeiro adaptativo com sistema de auxilio de manutenção de faixa, detector de pontos cegos e alerta de trafego traseiro.

A Skoda também deu ao Kodiaq a nova versão do Skoda Connect, uma espécie de OnStar tcheco. Ele trabalha com ligações de emergência, controle via aplicativo e serviços online na central multimídia de 6 polegadas ou opcional de alta definição com 8 polegadas. Ambas as centrais contam com suporte a Apple CarPlay e Android Auto. Há também carregamento de celular por indução no console central.

O Kodiaq vem equipado apenas com motores turbinados, sendo três opções a gasolina da família TSI e duas diesel TDI. O modelo de entrada conta com o mesmo 1.4 TSI usado no Golf brasileiro, enquanto os modelos mais caros são servidos pelo 2.0 TDI diesel. A potência vai de 125 cv a 190 cv nestas cinco opções diferentes. Ele conta ainda com sistemas star-stop, recuperação de energia cinética de freio e gerenciamento termodinâmico.  As opções de transmissão vão da manual de seis marchas às DSG de sete ou seis marchas. Tração nas quatro rodas é opcional.

Em termos visuais, o Kodiaq se destaca por suas linhas retas que parecem talhadas por navalha. A frente é agressiva e exibe elegantes faróis full-LED com assinatura visual marcante. As luzes auxiliares ficam logo abaixo do conjunto principal e também são em LED. De lado, o Kodiaq revel todo seu porte avantajado, com carroceria longilínea, linha de cintura alta e plásticos pretos na parte inferior da carroceria para dar ainda mais volume.

Na traseira, as lanternas horizontais em LED acompanham a inclinação negativa da tampa do porta-malas na altura do suporte de placa. Um friso preto faz a conexão das luzes de neblina na base da tampa. Uma genial sacada de design da Skoda foi a inserção de um aplique plástico nas portas que aparece apenas quando elas estão abertas e evitam estragos em carros estacionados próximos. Um espaço guarda-chuva instalado nas portas traseiras também está presente. E pensou que isso só existia nos Rolls-Royce?

O interior tem um quê de Volkswagen: é possível ver algumas peças compartilhadas, tais como o volante multifuncional e alguns botões espalhados. No entanto, o Kodiaq apela para um estilo mais clean, com superfícies horizontais e poucos vincos, deixando tudo mais elegante. Uma faixa de madeira acompanha toda superfície principal do painel. Faixas de LED nas portas dão mais requinte ao interior do Kodiaq.

The post Kodiaq, primeiro SUV da história da Skoda, é lançado appeared first on Autopolis Portal.



Leia Mais.