Chevrolet reforma antigo Cruze e resgata nome Cavalier na China

Chevrolet reforma antigo Cruze e resgata nome Cavalier na China

O mercado automotivo chinês ser descrito como peculiar parece pouco frente à verdadeira salada de modelos que acontece em muitas montadoras – quer sejam locais ou internacionais. Vide o exemplo da Chevrolet: atualmente ela vende três Cruze totalmente diferentes. São três modelos com o mesmo nome e características totalmente distintas.

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O festival de Cruze começa com o Cruze Classic: ele conta com uma reestilização local que deixou seu visual simplificado, ele se aposenta este ano para dar lugar ao Cavalier – o qual já falaremos. No meio da gama, há o Cruze hatch com o visual pré-facelift e sem os para-choques esportivos do modelo brasileiro. Por fim, há o Cruze chinês, com design totalmente diferente do brasileiro, mas que deixará de ser vendido neste ano para dar lugar ao modelo internacional.

Com o lançamento do Cavalier, a Chevrolet tenta conter parte desta bagunça. E se disser que o novo sedã não passa de um Cruze de primeira geração reformado? Pois em sua essência ele é exatamente isso. O objetivo é figurar no mercado de sedãs médios com preço de compacto, por isso, o Cavalier aproveita de um projeto com investimento amortizado somado a um nome do passado. Exatamente a mesma fórmula do Ford Escort vendido na China, que usa plataforma do Focus antigo.

As únicas evidências que por debaixo da pele de um Cavalier existe um Cruze antigo é o desenho do teto, retrovisor e o exato mesmo recorte do vidro traseiro exibido em seu antecessor. De resto, tudo diferente. O Cavalier conta com a nova linguagem de design da Chevrolet com grade frontal dividia inspirada no novo Cruze. Faróis com LEDs e projetores dão ar mais sofisticado, apesar de ser um modelo relativamente simples.

Assim como o capô, a lateral é recheada de vincos e volumes, deixando o estilo mais atual. A traseira tem estilo simples com lanternas que invadem apenas a lateral da carroceria. A larga tampa do porta-malas deixa evidente que algo falta por ali. No interior não há milagres: o acabamento está no nível de modelos simples como o Onix, apesar de tentar disfarçar isso com couro caramelo. Volante inédito contrasta com a já conhecida central multimídia MyLink2.

Em termos mecânicos, o novo Cavalier aproveita o conjunto já usado pelo Cruze Classic: motor 1.5 aspirado de quatro cilindros à gasolina com 113 cv e 14,4 kgfm de torque associado à transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis. O preço, na China, fica entre R$ 39.080 e R$ 53.753, valores muito abaixo do Cobalt, seu equivalente brasileiro.

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