Em 2003, a Ford revolucionava o mercado nacional com a apresentação do EcoSport. Desenvolvido no Brasil a partir da plataforma da antiga geração do Fiesta, o modelo foi o precursor do segmento de SUVs compactos no país, onde reinou sozinho por mais de uma década. O “Eco” só começou a sentir a ameaça da concorrência a partir de 2010, com a chegada do Renault Duster – obrigando a Ford a lançar a atual geração do seu jipinho dois anos mais tarde.
Nos últimos quatro anos, EcoSport e Duster sofreram apenas algumas atualizações de conteúdo e, no caso do Renault, uma discreta reestilização também foi promovida em 2015. Esses retoques, no entanto, não foram suficientes para conter o avanço dos novos concorrentes, Honda HR-V e Jeep Renegade, que mudaram o cenário do segmento praticamente de uma hora para outra no ano passado. Além do Honda e do Jeep, também teve a chegada do Peugeot 2008 (que sofre para embalar nas vendas) e, mais recentemente, do Nissan Kicks.
Obviamente, Ford e Renault não ficarão paradas apenas observando o bom momento dos rivais e já trabalham na atualização do EcoSport e no desenvolvimento da nova geração do Duster. Mas o que de fato esses dois SUVs precisam mudar ou melhorar para fazer frente aos novos concorrentes?
Projeto moderno compensa a potência menor
Em um primeiro momento, a principal crítica ao Kicks, antes mesmo dos testes, era o seu motor “fraco”. O propulsor de 1.6 litro gera 114 cv, potência aparentemente insuficiente para um utilitário esportivo. Mas a Nissan tinha um trunfo: conciliar o baixo peso (1.142 kg) com a segunda geração do câmbio CVT para obter um desempenho satisfatório com ênfase no uso urbano. Com isso, o modelo se torna uma das referências do segmento em termos de eficiência. O desempenho pode não empolgar, mas o consumo de combustível mais baixo é uma das benesses do motor menor do Kicks.
Nissan Kicks SL 1.6 CVT
Combustível | 0 - 100 km/h | Consumo cidade | Consumo estrada | Frenagem 100 a 0 km/h |
Etanol | 12,07 segundos | 8,3 km/l | 11,2 km/l | 51,3 metros |
Gasolina | 13,25 segundos | 11,6 km/l | 15,8 km/l | 51,3 metros |
De acordo com os testes feitos pelos engenheiros do Instituto Mauá de Tecnologia, apenas o EcoSport SE equipado com o propulsor 1.6 de 131 cv e o câmbio automatizado PowerShift (R$ 75.800) obteve números de consumo próximos aos do SUV da Nissan. O Ford, entretanto, levou vantagem nas provas de aceleração de 0 a 100 km/h e de consumo com etanol.
Ford EcoSport 1.6 PowerShift
Combustível | 0 - 100 km/h | Consumo cidade | Consumo estrada | Frenagem 100 a 0 km/h |
Etanol | 11,88 segundos | 8,8 km/l | 12,6 km/l | 52,6 metros |
Gasolina | 12,60 segundos | 10,8 km/l | 15,6 km/l | 52,6 metros |
Já as versões com motores 2.0 de EcoSport (147 cv) e Duster (148 cv) consumiram mais combustível que o novato em qualquer situação. E, como já era esperado, andaram na frente do Kicks na pista de testes por conta dos propulsores maiores e mais potentes.
Ford EcoSport 2.0 PowerShift
Combustível | 0 - 100 km/h | Consumo cidade | Consumo estrada | Frenagem 100 a 0 km/h |
Etanol | 10,38 segundos | 5,7 km/l | 9,6 km/l | 54,2 metros |
Gasolina | 11,42 segundos | 7,5 km/l | 13 km/l | 54,2 metros |
Renault Duster 2.0 MT
Combustível | 0 - 100 km/h | Consumo cidade | Consumo estrada | Frenagem 100 a 0 km/h |
Etanol | 10,38 segundos | 7,3 km/l | 10,4 km/l | 54,2 metros |
Gasolina | 11,44 segundos | 9,5 km/l | 14,3 km/l | 54,2 metros |
Enquanto o Kicks tem a força do motor gerenciada por uma moderna transmissão CVT, EcoSport e Duster utilizam câmbios que, de certa forma, interferem nos resultados de consumo. Embora tenha funcionamento satisfatório na maior parte do tempo, a caixa automatizada de dupla embreagem do Ford fica indecisa em algumas situações e hesita na hora de avançar ou reduzir uma marcha. O câmbio PowerShift tem sido alvo de reclamações por parte de donos de EcoSport e outros modelos da Ford equipados com essa transmissão. Já o Duster utiliza um defasado câmbio automático de quatro velocidades que “amarra” o desempenho do carro e, consequentemente, compromete o consumo de combustível.
Equipamentos
O Kicks SL (R$ 89.900) sai de fábrica com direção elétrica, ar-condicionado digital, rodas de 17 polegadas, faróis de neblina, bancos de couro, chave presencial, controles de estabilidade e tração, faróis com acendimento automático, central multimídia com quatro câmeras que mostram os arredores do carro em manobras. Além disso, conta com seis airbags e controle dinâmico de chassi, um sistema que atua no envio de força às rodas realizando leves frenagens naquela que estiver com menos aderência, favorecendo a estabilidade em curvas.
Outro destaque do Kicks é o painel de instrumentos dividido por uma tela digital de 7 polegadas. Com ótima resolução, o recurso mostra 12 funções, como o conta-giros, computador de bordo, a atuação do controle dinâmico de chassi, coordenadas do GPS e informações do rádio.
Comparando apenas as versões topo de linha, o Ford EcoSport Titanium 2.0 AT (R$ 91.700) conta com uma lista de equipamentos parecida. Entre os itens de segurança, estão os controles de estabilidade e tração, além de assistente de partida em rampa. As rodas de liga-leve são de 16 polegadas. A vantagem do veterano está no piloto automático, item indisponível no Kicks. Mas, por outro lado, fica devendo o painel com a tela digital e uma central multimídia moderna.
Já o Renault Duster Dynamique 2.0 AT (R$ 83.540) leva uma desvantagem considerável em termos de equipamentos, trazendo apenas as obrigatórias bolsas infláveis frontais, ar-condicionado, direção com assistência eletro-hidráulica, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático e central multimídia com GPS e câmera de ré.
Espaço e versatilidade
Embora compartilhe a plataforma com os compactos March e Versa, o Kicks tem espaço interno satisfatório para quatro adultos e 432 litros de bagagem. O EcoSport não é o mais indicado para quem pensa em levar a família, pois a sua cabine é a menor do trio e o seu compartimento de bagagens tem apenas 362 litros de bagagem. Já o Duster é uma das referências do segmento em termos de espaço. O jipinho da Renault tem porta-malas de 475 litros e o seu habitáculo é praticamente um latifúndio se comparado com os dos rivais do teste.
E agora?
Mesmo com uma história de sucesso no mercado nacional, a dupla EcoSport e Duster acabou ficando para trás com a chegada de rivas mais modernos. Já se sabe, no entanto, que ambos estão com novidades prestes a sair do forno — acredita-se, inclusive, que a Ford poderá mostrar o novo Eco em outubro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Se depender do gosto do consumidor brasileiro, que se acostumou a ter em seus novos SUVs compactos uma boa quantidade de tecnologia embarcada e componentes mais sofisticados, a próxima geração da dupla veterana precisará mostrar que também apostará em novidades. Enquanto Renegade, HR-V e até o Kicks comemoram o momento em que são os badalados da categoria, EcoSport e Duster podem se contentar apenas com o título de ex-queridinhos do Brasil.
Fotos: Renan Rodrigues e Divulgação
| Nissan Kicks SL 1.6 CVT | Ford EcoSport 1.6 SE PowerShift | Ford EcoSport 2.0 Titanium | Renault Duster 2.0 |
Preço | R$ 89.990 | R$ 75.800 | R$ 91.700 | R$ 83.540 |
Motor | Dianteiro, transversal, aspirado, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, flex | Dianteiro, transversal, aspirado, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, flex | Dianteiro, transversal, aspirado, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, flex | Dianteiro, transversal, aspirado, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, flex |
Cilindrada (cm³) | 1.598 | 1.596 | 1.999 | 1.998 |
Potência (gasolina/etanol) | 114 cv | 126 cv / 131 cv | 141 cv / 147 cv | 143 cv / 148 cv |
Torque (gasolina/etanol) | 15,5 kgfm | 15,4 kgfm / 16,1 kgfm | 19 kgfm / 19,7 kgfm | 20,2 kgfm / 20,9 kgfm |
Transmissão | CVT | Automatizada de dupla embreagem e seis velocidades | Automatizada de dupla embreagem e seis velocidades | Automática de quatro velocidades |
Tração | Dianteira | Dianteira | Dianteira | Dianteira |
Suspensão dianteira | Independente tipo McPherson com barra estabilizadora | Independente tipo McPherson com barra estabilizadora | Independente tipo McPherson com barra estabilizadora | Independente tipo McPherson com barra estabilizadora |
Suspensão traseira | Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais | Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais | Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais | Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais |
Freios dianteiros | Discos ventilados com ABS e EBD | Discos ventilados com ABS | Discos ventilados com ABS | Discos ventilados com ABS |
Freios traseiros | Tambores com ABS e EBD | Tambores com ABS | Tambores com ABS | Tambores com ABS |
Rodas e pneus | Liga leve de 17 polegadas, 205/55 R17 | Aço 15 polegadas, 205/65 R15 | Liga leve de 16 polegadas, 205/60 R16 | Liga leve de 16 polegadas, 205/60 R16 |
Direção | Elétrica | Elétrica | Elétrica | Eletro-Hidráulica |
Comprimento (metros) | 4.29 | 4.24 | 4.24 | 4.32 |
Largura (m) | 1.76 | 1.76 | 1.76 | 1.82 |
Altura (m) | 1.59 | 1.69 | 1.69 | 1.68 |
Distância entre-eixos (m) | 2.61 | 2.52 | 2.52 | 2.67 |
Volume do porta-malas (litros) | 432 | 362 | 362 | 475 |
Tanque de combustível (litros) | 41 | 52 | 52 | 50 |
Peso em ordem de marcha | 1142 | 1259 | 1259 | 1276 |
Altura do solo (milímetros) | 200 | 200 | 200 | 210 |
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