Novo Mini Countryman tenta abraçar seu lado SUV

Novo Mini Countryman tenta abraçar seu lado SUV

Em sua primeira geração, o Mini Countryman foi descrito por muitos como apenas um Mini Cooper grandalhão. Nesta nova segunda geração, a charmosa fabricante britânica tentou dar ao SUV características típicas da categoria.

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O visual já causou mais polêmica que seu antecessor: alguns o descreveram como um Mini Cooper com caxumba, enquanto outras publicações disseram que este é o carro mais mal-humorado da história. Estas comparações se devem, especialmente, à dianteira, com faróis ovalados levemente caídos e grade frontal que simula uma expressão de poucos amigos.

Em algumas versões, tanto na dianteira, quanto na traseira, os para-choques ganharam uma grossa barra preta para destacar o estilo SUV do novo Countryman. Outro artifício usado foi a colocação de plásticos cinza nas laterais e nos para-choques. O novo e destacado bagageiro também ajuda nesta impressão.

Na traseira, as lanternas são praticamente idênticas às usadas no Cooper e, assim como no hatch, invadem parcialmente a tampa do porta-malas. A placa de identificação subiu e é acompanhada de um friso cromado logo acima dela. O nome Counytryman se estende por quase toda extensão da tampa traseira.

Por dentro, o ambiente ficou mais elegante com novos matérias de maior qualidade. A central multimídia com tela sensível ao toque ganhe destaque no centro do painel. Um dos novos elementos é a barra plástica que atravessa todo painel e pode receber diversos tipos de acabamento. Luzes ambiente decoram toda cabine, em maior quantidade que o antigo SUV da Mini.

Nas medidas, o novo Mini Countryman ficou 20 cm maior no comprimento, ganhou 7,5 cm de entreeixos, e 3 cm na largura. Seu porta-malas, agora com opção de acionamento elétrico, conta com 450 litros, impressionantes 220 litros a mais que o antigo Countryman.

Os motores são compartilhados com o restante da família Mini: 1.5 três cilindros turbo de 138 cv, 2.0 quatro cilindros turbo de 194 cv ou 2.0 turbo diesel de 150 cv ou 192 cv. Opções de câmbio são: manual de seis marchas ou automática com seis ou oito marchas. O grande destaque fica para o inédito Countryman plug-in híbrido com motor 1.5 três cilindros associado a um motor elétrico que, juntos geram 227 cv.

A tração nas quatro rodas ALL4 foi renovada para dar maior possibilidades no off-road. Além de ocupar menos espaço e peso, ela ficou mais rápida e eficiente na distribuição de força entre as rodas. Ele conta ainda com seletor de modo de condução com alterações em motor, câmbio, direção, suspensão e até ronco do escapamento. Como babás eletrônicas, ele conta com sistema de frenagem autônoma, alerta de colisão frontal, controle de cruzeiro adaptativo, park assist e head up display.

A nova geração do Mini Countryman será vendida na Europa a partir de fevereiro de 2017. Este novo modelo deverá dar lugar ao atual Countryman produzido no Brasil, mas a data para a troca ainda não foi divulgada pela Mini.

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