Além da pegada esportiva tipicamente italiana, a Alfa Romeo é reconhecida no mundo inteiro por fazer carros de beleza escultural. Nesta nova fase de expansão global da marca e renascimento da tração traseira em seus modelos, a Alfa Romeo decidiu se aventurar em um segmento que jamais participou, o dos SUVs. Nem é preciso dizer que o Stelvio é nada menos do que belíssimo, certo?
- Siga o AUTOPOLIS no Facebook
- Leia mais notícias sobre a Alfa Romeo
Apresentado no Salão de Los Angeles na versão apimentada Quadrifoglio Verde, o SUV segue a estratégia usada pelo irmão de plataforma Giulia, também apresentado na versão Quadrifoglio para atiçar os entusiastas. O motor é usado por ambos: desenvolvido com ajuda da Ferrari, o V6 2.9 tem 505 cv e 61,3 kgfm de torque. A força é toda gerenciada por um veloz câmbio automático de oito marchas.
Para dar ao Stelvio Quadrifoglio Verde um comportamento mais arisco, a Alfa Romeo equipou seu primeiro SUV com suspensão adaptativa, diferencial traseiro com vetorização de torque e sistema de freios com discos maiores e perfurados. Como opcional, ainda há sistema de freio Brembo com discos de carbono-cerâmica. Resultado: são 3.8 segundos para atingir os 100 km/h e a velocidade máxima é de 285 km/h, colocando o Stelvio QV na elite dos SUVs esportivos.
As versões civilizadas (com imagens ainda não divulgadas pela Alfa Romeo) terão motor 2.0 turbo de 280 cv e 42.3 kgfm de torque, com velocidade máxima de 231 km/h. A transmissão é a mesma usada pela versão esportiva: automática com oito marchas. Nesta configuração, o Stelvio pode ser equipado com sistema Q4 de tração nas quatro rodas. Todos os Stelvio contam com suspensão independente nas quatro rodas e distribuição de peso de 50% em cada eixo, digna de esportivos.
O visual, como não poderia deixar de ser, é pura pornografia automotiva. O Stelvio é sexy, musculoso e elegante, tudo ao mesmo tempo. A dianteira agressiva conta com grandes faróis com LEDs, máscara negra e bloco elíptico. O Coure Esportivo marca presença e define o visual do SUV. Na lateral, linha de cintura bem demarcada e para-lamas largos lembra um pouco o primo Maserati Levante, porém com proporções mais elegantes.
Enquanto a dianteira é bastante semelhante ao irmão Giulia, a traseira do Stelvio tem personalidade própria. Está lá a típica lanterna horizontal dos Alfa Romeo, acompanhada de uma generosa tampa do porta-malas com placa de identificação na parte inferior. Para-choque esportivo com saídas quadruplas de escape é exclusivo do Quadrifoglio Verde, já que as versões regulares terão detalhes em preto com pegada off-road.
O interior segue a receita do Giulia, compartilhando volante e partes do desenho. O console tem linhas horizontais e uma elegante costura dupla no revestimento em Alcantara na parte superior do painel. Bancos concha deixam a cabine ainda mais esportiva. Nas versões civilizadas, o Alfa Romeo Stelvio contará, como opcional, acabamento em madeira real.
A Alfa Romeo não divulgou valores ou data para venda do Stelvio. Ele será lançado primeiramente nos Estados Unidos e depois seguirá para outros mercados. Com retorno esperado para o Brasil, o Stelvio deverá ser o principal produto da marca por aqui, ao lado de seu irmão sedã Giulia.
The post Inédito Stelvio prova que Alfa Romeo não sabe fazer carros feios appeared first on Autopolis Portal.
Leia Mais.