Assim como aconteceu na mudança da terceira para a quarta geração (especialmente após o facelift) do Ford Fiesta, sua sétima encarnação apresenta uma evolução no estilo empregado até então pela sexta, conhecida pelos brasileiros como New Fiesta.
- Siga o AUTOPOLIS no Facebook
- Leia mais notícias sobre a Ford
O perfil alto e musculoso, assim como a linha dos vidros que mantém a conexão visual com o antigo Fiesta, mas o restante é novo. Saem de cena as linhas fortemente demarcadas da carroceria em favor de um visual mais suave, até um pouco sem sal para o que estamos acostumados.
A dianteira tem nova grade frontal menor e para-choque com recortes diferentes para cada versão. Os faróis ovalados são menores que antes e agora incorporam luzes diurnas de LEDs e projetores. Na lateral, a linha de cintura é fina e ganha destaque pelo volume das portas. Tradição desde a quinta geração, as lanternas descem da coluna C para ganhar extensões sobre a tampa do porta-malas, ao menos tem iluminação em LED e desenho alinhado com modelos mais caros da Ford.
O interior é praticamente idêntico ao usado no EcoSport reestilizado, com destaque para a generosa central multimídia SYNC3. Novos materiais de melhor qualidade foram empregados, mantendo a generosa porção de superfícies emborrachadas, ausentes do New Fiesta hatch vendido no Brasil. O espaço interno, farto na quinta geração e restrito na sexta, foi ampliado para voltar a ser uma virtude do Fiesta.
Este aumento nas dimensões foi possível com a modernização da plataforma B Global utilizada pela geração anterior e também pelos irmãos Ka e EcoSport. Mecanicamente, o novo Fiesta conta com motor 1.0 três cilindros EcoBoost com versões de 100 cv, 125 cv e 140 cv, o grande destaque é que este motor conta com desativação de cilindros, podendo rodar com apenas dois, isso apenas quando o hatch se encontra acima de 4.500 giros.
Além do 1.0, ele conta com um novo 1.2 quatro cilindros aspirado com 65 cv ou 85 cv. Com diesel, a opção é o 1.5 quatro cilindros com 75 cv ou 95 cv. A aposta é em motores pequenos para as versões comuns, enquanto o esportivo ST (ainda não revelado) utilizará o renovado 1.6 EcoBoost de 210 cv.
É interessante notar a diferenciação de proposta e visual das quatro variantes do novo Fiesta. As versões regulares – que devem manter a nomenclatura S, SE, SEL e Titanium – contam com grade frontal com filetes horizontais e para-choque com linhas arredondadas. Por dentro, cores sóbrias completam o conjunto.
Primeiro hatch da linha de luxo da Ford, o Fiesta Vignale conta com grade frontal com desenho exclusivo, faróis com disposição de luzes diferenciada e para-choque com entradas de ar diferenciadas inspiradas no Mondeo Vignale. Surpreendentemente, ele pode ser adquirido em versão duas portas. Por dentro, ele ganha bancos em couro com costura diamante e toda superfície emborrachada do painel é substituída por couro. Rodas de liga-leve cromadas e opções de cores exclusivas fazem parte do pacote.
Já do lado esportivo, a versão ST-Line, que antecipa as linhas da futura versão verdadeiramente esportiva ST, foi a primeira a ser mostrada. Ela conta com grade frontal com desenho diferenciado e linhas retas no para-choque dianteiro. Na traseira, ganha destaque o aerofólio e também a saída de escape, enquanto o interior do Fiesta ST-Line se diferencia pelos detalhes em vermelho e pelo volante de base reta.
Por fim, a nova versão aventureira Active (um pouco Chevrolet este nome, não?) finalmente coloca o Fiesta no mundo dos off-road de fachada. Ele conta com plásticos pretos por toda extensão inferior da carroceria e o mesmo para-choque das versões civilizadas. A grade frontal do Fiesta Active é em colmeia e conta com acabamento escurecido. Novas rodas de liga-leve e barra no teto completam o visual aventureiro.
Na Europa as vendas da nova geração do Ford Fiesta começam em 2017. Não há confirmação e data de produção para o modelo no Brasil e nos Estados Unidos, mas muitos apostam em sua chegada para 2018. A nova geração do Fiesta Sedã será revelada apenas em 2017.
The post Nova geração do Ford Fiesta mostra design evolutivo appeared first on Autopolis Portal.
Leia Mais.