Teste Carsale-Mauá: motores FireFly dão vida nova ao Fiat Uno

Em setembro, durante o lançamento dos novos motores FireFly da Fiat, nós havíamos ressaltado a evolução que esse propulsor significa para o Uno. Agora, meses depois, com a possibilidade de testar o compacto por mais tempo e realizar os testes de desempenho e consumo em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, é possível afirmar: o compacto é praticamente outro carro.

São dois novos motores: 1.0 litro de três cilindros e 1.3 litros de quatro cilindros. O propulsor 1.0 entrega 72 cv e torque de 10,4 kgfm (gasolina) e 77 cv e 10,9 kgfm (etanol), enquanto o 1.3 chega a 101 cv e 13,7 kgfm (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgfm (etanol).

Com as duas motorizações, o comportamento do Uno é muito melhor. Os ajustes feitos pela engenharia da Fiat, nos dois casos, permitem a entrega de torque em baixas rotações, sendo que os dois se dão muito bem na cidade. Na estrada o motor 1.0 deixa a desejar, mas em nível compreensível para sua proposta. Já o motor 1.3, garante ótimo desempenho dentro das cidades e razoável na estrada.

Confira o Teste Carsale-Mauá:

 
Uno 1.0 Fire
Uno 1.0 FireFly
Uno 1.4 Fire
Uno 1.3 FireFly
Consumo Cidade10 km/l (e) e 12,9 km/l (g)10,5 km/l (e) e 14 km/l (g)9 km/l (e) e 13 km/l (g)10,4 km/l (e) e 15,3 km/l (g)
Consumo Estrada13,7 km/l (e) e 16,2 km/l (g)14,3 km/l (e) e 18,7 km/l (g)13,3 km/l (e) e 17,2 km/l (g)13,7 km/l (e) e 19,6 km/l (g)
0 a 60 km/h6,48s (e) e 6,99s (g)6,09s (e) e 6,39s (g)5,48s(e) e 5,70s (g)4,78s (e) e 5,14s (g)
0 a 100 km/h17,12s (e) e 18,57s (g)15,31s (e) e 16,11s (g)13,86s (e) e 14,49s (g)11,42s (e) e 12,23s (g)
0 a 120 km/h27,15s (e) e 31,35s (g)23,49s (e) e 25,11s (g)20,70s (e) e 21,51 (g)16,79s (e) e 18,12s (g)
Retomada 40 a 100 km/h16,09s (e) e 17,75s (g)13,94s (e) e 15,98 (g)14,20s (e) e 14,59 (g)11,02s (e) e 12,07s (g)
Retomada 80 a 120 km/h17,73s (e) e 20,37s (g)15,26s (e) e 17,01 (g)16,84s (e) e 18,80s (g)12,48s (e) e 14,09s (g)
Aceleração em 400 metros20,35s e 107,09 km/h (e) e 20,92 s e 104,44 km/h (g) 19,68s e 111,32 km/h (e) e 20,03s e 109,40 km/h (g)18,99s e 116,72 km/h (e) e 19,30s e 114,92 km/h (g)17,89s e 123,09 km/h (e) e 18,47s e 113 km/h (g)
Aceleração em 1000 metros38,27s e 131,74 km/h (e) e 39,28s e 129,81 km/h (e) 36,53s e 141,87 km/h (e) e 37,25s e 138,82 km/h (g)35,69s e 141,42 km/h (e) e 36,07s e 140,30 km/h (g)33,34s e 152,56 km/l (e) e 34,07s e 151,27 km/l (g)
Frenagem 100 a 0 km/h56,23 metros52,3 metros54,8 metros54,3 metros

Conforme a tabela comparativa acima, é possível notar a grande melhoria de desempenho com os novos motores FireFly. As retomadas estão até quatro segundos melhores, enquanto na prova de aceleração de 0 a 100 km/h o avanço médio foi de dois segundos. Em resumo, o desempenho com os motores Fire deixavam a desejar, mesmo dentro da sua categoria e, agora, com os blocos FireFly, o Uno anda de maneira aceitável e agradável (no caso do 1.3).

O consumo de combustível também melhorou. De maneira mais tímida no caso da utilização de etanol, no entanto, com gasolina, os ganhos foram bem consideráveis.

O grande pecado do Uno continua sendo o seu ajuste de suspensão. Voltada para o conforto, a suspensão filtra muito bem as imperfeições do asfalto brasileiro, transmitindo pouquíssima vibração para a cabine, porém, em termos de estabilidade, o compacto fica devendo.

Aliás, por falar em conforto, a direção elétrica ajuda muito a tornar o Uno menos cansativo para dirigir, enquanto a funçao City, que aumenta em 50% o auxílio à direção, facilita de maneira satisfatória as manobras para estacionamento. Porém, a direção poderia ser mais firme na estrada.

O Uno 2017, dependendo da versão, ou se o consumidor estiver disposto a adicionar os itens como opcionais, também se torna uma referência em segurança para o segmento de compactos. O modelo pode sair de fábrica com controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC), assistência de partida em rampa (Hill Holder), sistema antideslizamento ASR e partida assistida (Tip Start). Outra novidade é o banco traseiro bipartido, que facilita acomodação de bagagens.

Em suma, o Uno continua com o seu acabamento interno simples (que teve melhorias na montagem desde a estréia do irmão menor, o Mobi) e espaço reduzido, que fica mais nítido quando comparado a outros modelos na mesma faixa de preço. No entanto, mesmo com a troca de motores, o Uno mantém a manutenção simples e a promessa de robustez, tão elogiada durante os anos de motor Fire.

 
Fiat Uno 1.0 FireFly
Fiat Uno 1.3 FireFly
MotorTransversal, dianteiro com 3 cilindros em linhaTransversal, dianteiro com 4 cilindros em linha
Cilindrada Total 999 cm³1322 cm³
Potência (gasolina/etanol)72/77 cv101/109 cv
Torque (gasolina/etanol)10,4/10,9 kgfm13,7/14,2 kgfm
Transmissão Manual de 5 velocidadesManual de 5 velocidades
Freios dianteirosA disco com ABS e EBDA disco com ABS e EBD
Freios traseirosTamborTambor
Suspensão dianteiraTipo Mc Pherson Tipo Mc Pherson
Suspensão traseiraEixo de torção Eixo de torção
Pneus175/65 R14175/70 R14 (185/60 R15 na Sporting)
DireçãoElétrica com função CityElétrica com função City
Altura (m)
1.481.54
Largura (m)1.631.65 (1.67 na Sporting)
Comprimento (m)3.823.82
Entre-eixos (m)2.372.37
Peso em ordem de marcha(kg)1.0101.057 (1.055 kg na Sporting)
Tanque (L)4848
Porta-malas (L)280280

Fotos: Renan Rodrigues e Divulgação

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