Com Dia Nacional para si, Volkswagen Fusca acumula curiosidades; conheça



A última sexta-feira (20 de janeiro) foi dia de relembrar a trajetória de um dos automóveis que mais conquistaram os brasileiros, o Volkswagen Fusca. Acumulando mais de 21 milhões de unidades produzidas em todo o mundo, o Fusca começou a ser produzido comercialmente na Alemanha pouco depois do primeiro Natal após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. De início, foi um fracasso - mas aos poucos foi sendo introduzido nos mais diversos mercados. No Brasil, foi com ele que a Volkswagen iniciou suas operações, em 1953 – o modelo era montado em um galpão no bairro do Ipiranga. Naquele tempo, seu motor tinha 1200 cm³.


A partir de 1959, o Fusca começou a ser fabricado na planta Anchieta, até 1986. No Governo Itamar, sua produção foi retomada em 1993, durando até 1996. Foram mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil. O Volkswagen Sedan (nome oficial) teve versões com motor de 1300 cm³ (a partir de 1967, com 45 cv brutos), 1500 cm³ (introduzido em 1970, com 52 cv brutos, ganhando o apelido de Fuscão) e 1600 cm³ (em 1974, com dupla carburação, que rendia 65 cv brutos). O câmbio foi sempre manual, de quatro marchas. Ao longo dos anos, foram feitas várias reestilizações (sempre discretas) e introduzidas séries especiais, como a Prata, de 1979.


A VW se curvou à vontade do povo e mudou o nome oficialmente para Fusca em 1983. Em 1984, o modelo ganhou freios a disco na dianteira e passou a ser produzido apenas na versão 1600 – no ano seguinte, passaria a ser movida a etanol.


Os primeiros Volkswagen Sedan, fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava. Sua capacidade de transportar até cinco pessoas (apertadas atrás, é verdade), baixo consumo de combustível e o motor a ar logo começaram a conquistar consumidores.


O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que liderou o mercado por 27 anos, até 2014. O modelo continuou a ser fabricado no México (lá, seu apelido é "Vocho") até 2003.


A imagem do Fusca foi revivida pela Volkswagen em 1998, com o lançamento do New Beetle. Com linhas inspiradas pela versão original e construído sobre a plataforma do Golf IV, com tração dianteira e motor com radiador, o New Beetle alcançou mais de 1 milhão de unidades vendidas até 2010.


O atual Fusca chegou ao Brasil em 2012. Basicamente um Golf VI com carroceria retrô, o modelo é equipado com o motor 2.0 TSI de 211 cavalos. Com câmbio DSG de dupla embreagem, o Fusca tem velocidade máxima de 224 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.



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