Depois de muitos flagras e informações (muitas delas desencontradas) divulgados na internet nos últimos dias, o Fiat Argo foi apresentado oficialmente em São Paulo na noite desta terça-feira (30), mas a marca deixou para revelar os preços da novidade nesta quarta-feira (31). Com o novo hatch, a Fiat espera renovar a sua imagem na América Latina (um dos mercados emergentes para os quais o Argo foi desenvolvido) e brigar pelas primeiras posições do segmento de compactos para retomar a liderança do mercado brasileiro.
Com a meta de vender cerca de 6 mil unidades do Argo por mês em 2017, a Fiat definiu que as versões Drive 1.0 e 1.3 (75% do mix de vendas) entram no lugar das configurações 1.4 e 1.6 do Palio para concorrer com as variantes mais comercializadas de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka. Já a intermediária Precision e a topo de linha HGT com motorização 1.8 (15% e 10% do mix, respectivamente) substituem toda a linha Punto.
Em termos de estilo, a Fiat diz que o Argo resgata a “alma italiana” apesar das semelhanças com o Mobi e até mesmo hatches de outras marcas – alguns detalhes da dianteira remetem ao Volkswagen Gol, enquanto o formato das lanternas parece ter sido inspirado no conjunto do Hyundai HB20. O interior do Argo difere bastante do que estamos acostumado a ver nos carros da Fiat. Exceto pelo quadro de instrumentos idêntico ao da Toro e do Jeep Renegade, o desenho do volante, as saídas triplas do ar-condicionado e a tela da central multimídia suspensa são muito parecidos com os do Mercedes-Benz Classe A.
O Argo utiliza a nova plataforma MP1, construída com aços de alta resistência, que permite modularidade (ela pode ser esticada para o uso em outros modelos no futuro) e o compartilhamento de tecnologias e componentes com outros carros da FCA (a arquitetura elétrica é a mesma do Jeep Compass), como sistema start-stop, ar-condicionado digital, controles de estabilidade e tração e o câmbio automático de seis marchas usado nas versões flex da Toro e dos SUVs Renegade e Compass.
Medindo 4 metros de comprimento, o Argo é 6 centímetros mais curto que o Punto, mas supera o antecessor em 1 cm na distância entre-eixos e 7 cm na largura. A nova arquitetura conferiu ao Argo uma cabine mais ampla que a de Punto, Onix e HB20, com espaço suficiente para levar quatro adultos com quase a mesma desenvoltura do Renault Sandero, por exemplo. O porta-malas de 300 litros tem a mesma capacidade do compartimento do HB20 e 20 litros a mais que os bagageiros do Punto e do Onix.
Motorizações
Para ocupar a lacuna das versões mais equipadas do Palio, o Argo oferece a versão Drive equipada com os novos motores Firefly, que estrearam no Uno e no Mobi no ano passado. O 1.0 6V de três cilindros gera 72/77 cv de potência e 10,4/10,9 kgfm de torque, enquanto o 1.3 8V entrega 101/109 cv e 13,7/14,2 kgfm (gasolina/etanol). Ambos são associados ao câmbio manual de cinco marchas, mas o propulsor de 1.3 litro também pode receber a transmissão automatizada GSR de cinco velocidades.
No caso das variantes Precision e HGT, elas são movidas pelo 1.8 16V e.TorQ, atualizado com o variador de fase do comando de válvulas. Abastecido com gasolina, o motor desenvolve 135 cv e 18,8 kgfm. Com etanol, potência e torque sobem para 139 cv e 19,3 kgfm, respectivamente. Os câmbios disponíveis são o manual de cinco velocidades e automático de seis marchas.
Principais equipamentos de série e opcionais do Fiat Argo
Argo Drive 1.0 MT5: airbags frontais; freios com ABS e EBD; Isofix; direção elétrica; ar-condicionado; vidros dianteiros elétricos; travas elétricas; banco do motorista com regulagem de altura; painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas; pré-disposição para rádio; sistema start-stop; rodas de aço aro 14 e calotas. Opcionais: Kit Connect (rádio Connect com comandos no volante); Kit Parking (câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro); Kit Convenience (retrovisores elétricos com repetidores de seta e vidros traseiros elétricos); Kit Multimídia (central multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de 7”com Apple Car Play e Android Auto, duas entradas USB, saída auxiliar, Bluetooth, streaming de áudio, rádio AM/FM e comandos no volante).
Argo Drive 1.3 MT5: adiciona ao pacote anterior a central multimídia Uconnect; monitoramento de pressão dos pneus; volante com comandos de rádio e telefone; segunda entrada USB. Opcionais: Kit Stile (faróis de neblina e rodas de liga leve aro 15); Kit Parking e Kit Convenience.
Argo Drive 1.3 GSR AT5: acréscimo do câmbio automatizado GSR de cinco velocidades com borboletas para trocas de marchas atrás do volante; piloto automático; apoio de braço dianteiro; vidros traseiros elétricos; retrovisores elétricos com função tilt down (rebate o espelho direito ao engatar a marcha à ré); iluminação interna Ambient Lights; controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistência de partida em rampas. Opcionais: Kit Stile e Kit Parking.
Argo Precision 1.8 MT5: itens da Drive 1.3 manual, mais rodas de liga leve de 15 polegadas; faróis com faixa de LED; faróis de neblina; alarme; volante com regulagem de altura e profundidade; vidros elétricos traseiros; banco traseiro bipartido; retrovisores elétricos com função Tilt Down; controles de estabilidade e tração com vetorização de torque; assistente de partida em rampas.
Argo Precision 1.8 AT6: acrescenta o câmbio automático de seis velocidades com borboletas para trocas de marchas; volante revestido de couro; piloto automático; apoio de braço dianteiro e luzes internas Ambient Lights.
Argo HGT 1.8 MT5: equipamentos da Precision 1.8 manual, mais rodas de liga leve aro 16″; volante revestido de couro; painel com tela digital de 7 polegadas; retrovisores externos com pintura cinza, emblemas HGT, ponteira de escape trapezoidal cromada e molduras pretas nas caixas de roda; suspensão com calibração mais rígida.
Argo HGT 1.8 AT6: itens da HGT 1.8 manual com o acréscimo do câmbio automático com borboletas para trocas de marchas; piloto automático; apoio de braço dianteiro; luzes internas Ambient Lights.
Argo HGT Opening Edition Mopar 1.8 AT6: limitada a mil unidades, a série especial de lançamento traz o mesmo pacote de equipamentos da HGT 1.8 automática, mais a pintura exclusiva azul Portofino; aerofólio na tampa traseira, teto e retrovisores pintados de preto; rodas de liga leve de 16 polegadas escurecidas e acessórios Mopar (protetor de soleira das portas; tapetes de borracha e carpete, kit de alto-falantes de 60 Watts, emblemas Mopar nas colunas traseiras). As três primeiras revisões são gratuitas.
Opcionais das versões Precision e HGT (manual ou automática): airbags laterais; Kit Parking; Kit Tech (painel com tela digital de 7 polegadas, ar digital, rebatimento elétrico dos espelhos, chave presencial, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, retrovisor interno antiofuscante); Kit Stile (bancos de couro e rodas de liga leve de 16 polegadas para a Precision e aro 17″ para a HGT).
Primeiras impressões
O primeiro contato da imprensa especializada com o Argo foi em um teste-drive organizado pela Fiat em um autódromo particular no interior de São Paulo apenas com a versão topo de linha HGT. De início, o hatch deixou boa impressão pela ergonomia consideravelmente superior a dos outros modelos da marca – inclusive a do Punto, até então a referência na gama Fiat. Os comandos estão bem localizados, o volante tem empunhadura correta e a posição ideal de dirigir é facilmente encontrada pelo motorista graças à amplitude das regulagens de altura e profundidade do banco e da coluna de direção. O acabamento da cabine, predominado por plásticos de diferentes texturas com apliques cromados, segue o mesmo padrão de montagem da picape Toro, com peças bem encaixadas e sem rebarbas – a faixa horizontal vermelha que divide o painel do Argo HGT é pintada de cinza nas demais versões.
Na pista, o conjunto mecânico herdado da Toro e do Jeep Renegade mostrou que tem tudo para agradar quem busca a comodidade da transmissão automática no trânsito urbano. Segundo a Fiat, apenas a calibração do câmbio foi alterada para a proposta do Argo. As arrancadas do hatch de 1.279 quilos são um pouco tímidas, deixando claro que o conforto foi priorizado ante uma pegada mais esportiva.
Quando foi um pouco mais exigido na pista, o Argo em quase nada lembrou os outros hatches da Fiat. Ao contrário da direção anestesiada de Palio e Punto, o sistema com assistência elétrica do novo compacto se mostrou mais leve, preciso e direto na hora de contornar as curvas do autódromo. Se nos modelos que estão saindo de cena as suspensões sempre foram motivo de críticas pelo excesso de maciez, o conjunto do Argo agradou por não permitir rolagem excessiva da carroceria mesmo nas mudanças de direção mais bruscas – na versão HGT os amortecedores possuem uma carga mais firme. Os freios também merecem elogios por conta da boa modulação do pedal e por não apresentarem fadiga após várias voltas em um circuito travado e com fortes frenagens consecutivas. Já a configuração com câmbio manual foi a mais divertida de guiar por ser mais ágil nas acelerações e retomadas nas saídas de curva. Embora os engates estejam mais precisos, o curso da alavanca bem que poderia ser mais curtinho.
Antes de fazer uma análise mais precisa do Argo em relação aos concorrentes, vamos esperar para conhecer as versões 1.0 e 1.3, com previsão de maior volume de vendas, e submeter o hatch a testes mais detalhados em pista e no uso cotidiano. Ainda é cedo para prever o “estrago” que o Argo vai causar no mercado, mas a boa impressão provocada no primeiro contato mostra que ele tem predicados para chamar a atenção dos clientes da concorrência.
O Carsale participa do lançamento do Fiat Argo nesta quarta-feira (31) e publicará as impressões das versões Drive 1.0 e 1.3 e outras informações oportunamente.
Teste-drive a convite da Fiat Chrysler Automóveis.
Ficha técnica
Fiat Argo HGT 1.8
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Carroceria | Monobloco em aço, cinco portas, cinco lugares |
Motor | Dianteiro, transversal, injeção multiponto sequencial, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente, variador de fase, a gasolina e/ou etanol |
Número de cilindros | Quatro em linha |
Número de válvulas | 16 (quatro por cilindro) |
Taxa de compressão | 12,5:1 |
Cilindrada | 1.747 cm³ |
Potência | 135 cv/139 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol) |
Torque | 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | Manual de cinco marchas/Automática de seis marchas |
Tração | Dianteira |
Direção | Elétrica |
Suspensão dianteira | Independente tipo McPherson |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Pneus e rodas | 195/55 R16, liga leve de 16 polegadas
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Freios dianteiros | Discos ventilados com ABS e EBD |
Freios traseiros | Tambores com ABS e EBD |
Tanque de combustível | 48 litros |
Volume do porta-malas | 300 litros |
Altura | 1,50 m |
Comprimento | 4,00 m |
Largura | 1,75 m |
Entre-eixos | 2,52 m |
Peso em ordem de marcha | 1.243/1.279 kg (manual/aut.) |
0 a 100 km/h | 9,2/9,6 segundos (manual/aut.) |
Velocidade máxima | 192/190 km/h (manual/aut.) |
Fotos: Guilherme Silva e Divulgação
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