FOTO DO DIA

FordLotus-JimClark-1967

SÃO PAULO (meu Corcel ficou feliz de saber) – O aniversário é domingo, dia 4, mas não creio que terei tempo de escrever na referida data por motivos de força maior. Então lembro hoje, já que a assessoria da Ford mandou o material — que merece registro. Trata-se dos 50 anos da primeira vitória de um motor da marca na F-1, no GP da Holanda de 1967 com Jim Clark. O escocês pilotava o lindíssimo modelo 49, que levava no cangote o Ford Cosworth DFV. Nos 17 anos seguintes, este se tornaria o motor mais bem-sucedido da história da categoria.

Projetado por Keith Duckworth, o DFV (“Double Four Valve”) era um V8 de 3 litros que, na época, custou 100.000 libras para ser desenvolvido. Quando fez sua estreia, em 1967, o motor gerava 415 cv de potência, chegando posteriormente a mais de 500 cv. O DFV então era usado exclusivamente pela Lotus, mas no ano seguinte a Ford disponibilizou o motor para outras equipes e dominou o esporte. Em 1969 e 1973, todas as provas do Campeonato Mundial foram vencidas por carros com o motor Ford. No período de 1967 a 1985, ele somou 155 vitórias em 262 corridas. Com esse motor, a bordo de um Lotus, Emerson Fittipaldi foi bicampeão mundial em 1972 e 1974. A última vitória com o motor foi conquistada por Michele Alboreto em um Tyrrell, no GP de Detroit de 1983. O último piloto a correr na F-1 com o propulsor foi Martin Brundle, também em um Tyrrell, no GP da Áustria de 1985.

As informações acima são do press-release que a Ford mandou para lembrar a data. Nas estatísticas da F-1, a marca do oval azul aparece como a segunda maior vencedora da história, com 176 vitórias. Só a Ferrari, com 228, ganhou mais. Renault, com 168 vitórias, e Mercedes, com 153, vêm a seguir.

Aqui vale uma explicação. Dessas 176 vitórias da Ford, foram 155 com o modelo Cosworth DFV, e depois 11 com o HB V8 3.5 (com Benetton e McLaren na virada dos anos 80 para os 90), oito com o Zetec-R V8 3.5 (todas elas com Schumacher na Benetton), uma com o Cosworth CR-1 V10 3.0 (Herbert de Stewart em Nürburgring, em 1999) e uma com o Cosworth RS1 V10 3.0 (Fisichella de Jordan no Brasil em 2003).

É uma linda história. Pena que a Ford não está mais na categoria, dedicando-se ao rali, ao Endurance e às provas de Turismo nos EUA. No total, na F-1, foram 13 títulos de pilotos e dez de construtores.



Leia Mais.