O GRANDE ACHADO

RIO (ganhei o ano) – Primeiro foi o Gabriel Araújo quem avisou pelo Twitter. “Achei o que estou procurando há anos, a corrida inteirinha!”, escreveu. A corrida inteirinha é o GP da Alemanha de 2000. A primeira vitória de Rubens Barrichello, quase 17 anos atrás em Hockenheim. E o achado deve ser creditado ao Edu Cesar, um louco por rádio esportivo que sabe-se lá como encontrou a gravação integral da prova que transmitimos, na época, pela Jovem Pan.

Foi o Nilson Cesar que assumiu nas últimas voltas, quando um problema técnico derrubou a narração do Vander Luiz. A história desse momento muito especial para todos nós está aqui. E é incrível.

Foi o dia em que saí mais tarde de um autódromo na vida. Eu e o Fábio Seixas, então na “Folha de S.Paulo” e, também, na Rádio Bandeirantes. Acho que deixamos a sala de imprensa às três da manhã. Trabalhamos feito camelos, para nossos jornais e emissoras de rádio. Não escapou nada.

E escutei tudo. Tudo, desde o início. Eu não lembrava que a largada ficava por minha conta, e fui eu que narrei — que maluquice. Depois o Vander assume, com a categoria de sempre. Os comentários eram de Claudio Carsughi, ambos no Brasil, e eu lá, na Alemanha.

Que trabalho legal que a gente fazia, que o rádio, como veículo de comunicação, fazia. Som claro, ambiente no volume certo, o Vander chamando minhas participações e as do Claudio sempre no momento exato, sem atropelo, pegando todas as ultrapassagens, descrevendo cada lance da corrida. E uma transmissão sóbria, emocionante na medida certa, sem chiliques nacionalistas, informativa, precisa, vibrante e séria ao mesmo tempo.

Dá muita saudade. Da Pan, daquela Jovem Pan cujo microfone nos orgulhávamos de empunhar.

Dá muita saudade do rádio, daquele rádio que não existe mais.



Leia Mais.