Quando publicamos há algumas semanas as primeiras impressões das versões Drive 1.3 GSR e HGT 1.8 (manual e automática) do Fiat Argo, muitos leitores do Carsale questionaram se a configuração de entrada Drive 1.0 de três cilindros não teria o consumo e o desempenho comprometidos por conta do maior peso que o motor Firefly de três cilindros tem de empurrar em relação aos irmãos menores Mobi e Uno. Para sanar essas dúvidas (ou parte delas), a Fiat convidou a imprensa especializada para um rápido teste-drive do Argo Drive 1.0 pelas ruas de São Paulo.
Herdado dos pequeninos Mobi e Uno, o propulsor não sofreu alterações para equipar o Argo. O 1.0 de seis válvulas (duas por cilindro) gera 72 cv de potência com gasolina e 77 cv quando abastecido com etanol. O torque máximo de 10,4 kgfm e 10,9 kgfm, na ordem, é disponibilizado entre 3.250 e 4.250 rpm, mas a Fiat diz que o motor entrega 80% dessa força a 2.500 rpm para proporcionar respostas mais ágeis no uso urbano – condição em que 70% dos compactos com motorização de 1.0 litro são majoritariamente utilizados, segundo a fabricante.
Ao volante do Argo Drive 1.0, o motorista encontra a boa posição de dirigir (não tão elevada como a do Chevrolet Onix e nem tão baixa quanto no Hyundai HB20) e a ergonomia correta das demais versões. A condução do hatch na cidade é facilitada pela direção elétrica levinha (que nesta versão não possui a função City que alivia o peso da assistência em manobras), mas poderia ser melhor se a alavanca do câmbio manual de cinco marchas tivesse a mesma precisão das variantes 1.3 e 1.8 avaliadas anteriormente. Fora isso, o Argo 1.0 é agradável de dirigir e anda bem no trânsito urbano (mesmo pesando cerca de 100 kg a mais que os principais concorrentes), contrariando os questionamentos feitos na época do lançamento.
De acordo com os dados de fábrica, o compacto acelera de 0 a 100 km/h em 14,4 segundos e atinge os 157 km/h de velocidade máxima com gasolina. Com etanol, a aceleração é um segundo mais rápida e a velocidade final chega aos 162 km/h.
No rápido contato que tivemos com o modelo, constatamos que o desempenho é condizente para a proposta de um carro 1.0, aparentemente mais esperto que o Onix e um pouco abaixo do HB20. O câmbio (que possui diferencial mais curto que nas versões 1.3 e 1.8) aproveita bem a potência do motor em arrancadas e subidas, “pedindo” poucas reduções de marcha quando o carro está embalado. Em algumas ocasiões, as retomadas de velocidade em avenidas e vias expressas foram feitas apenas controlando a pressão no pedal do acelerador, graças à boa entrega de torque abaixo de 3.000 rpm.
Para otimizar o consumo, uma vez que utiliza o mesmo motor de modelos menores, o Argo 1.0 recebeu o sistema start-stop (desliga e religa o propulsor em paradas breves), pneus de baixo atrito e defletores aerodinâmicos no assoalho que atenuam a resistência do ar nas caixas de rodas e na parte inferior do carro. Durante o teste, o computador de bordo mostrou boas médias de consumo, que variaram entre 8,4 km/l e 8,9 km/l com etanol. Mas vale lembrar que rodamos por trechos congestionados e o ar-condicionado permaneceu ligado na velocidade mínima em boa parte do percurso. Nos testes de consumo do Inmetro, o Argo 1.0 recebeu nota máxima (A) nas comparações Relativa da Categoria e Absoluta Geral (9,9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol e 14,2 km/l e 15,1 km/l, respectivamente, com gasolina).
Segundo a Fiat, a versão Drive 1.0 (a partir de R$ 46.800) responderá por cerca de 35% do mix de vendas do Argo. Com esta versão, a marca espera atrair os potenciais compradores do Chevrolet Onix LT 1.0 (R$ 47.950) e do Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 (R$ 45.830), considerados os principais rivais diretos do Argo em termos de preço e conteúdo. Mas deixa claro que “respeita muito o HB20” por conta das qualidades do compacto da marca coreana.
O Argo Drive 1.0 sai de fábrica equipado de série com airbags frontais; freios com ABS e EBD; Isofix; direção elétrica; ar-condicionado; vidros dianteiros elétricos; travas elétricas; banco do motorista com regulagem de altura; painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas; pré-disposição para rádio; sistema start-stop; rodas de aço aro 14 e calotas.
Equipamentos como o rádio Connect com Bluetooth, USB e comandos no volante (Kit Connect de R$ 1.300); vidros traseiros e retrovisores elétricos com repetidores de seta (Kit Convenience de R$ 1.200); sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré (Kit Parking de R$ 1.200, mas exige o Kit Multimídia) e central multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de 7”com Apple Car Play e Android Auto, duas entradas USB, saída auxiliar, Bluetooth, streaming de áudio, rádio AM/FM e comandos no volante (Kit Multimídia de R$ 1.990) são oferecidos como opcionais. Já itens como rodas de liga leve e faróis de neblina estão disponíveis nas concessionárias na linha de acessórios Mopar. As pinturas metálicas e perolizadas também são cobradas à parte (R$ 1.600).
A versão de entrada do Argo tem qualidades (além do fator novidade) para conquistar quem está prestes a comprar um compacto 1.0 zero quilômetro. Má notícia para os concorrentes, que medirão forças com o novato em um comparativo (com medições de consumo e desempenho feitas pelo Instituto Mauá de Tecnologia) que você verá em breve aqui no Carsale.
Teste-drive a convite da Fiat
Fotos: Divulgação
Ficha técnica
Fiat Argo Drive 1.0
| |
Carroceria | Monobloco em aço, cinco portas, cinco lugares |
Motor | Dianteiro, transversal, injeção multiponto sequencial, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente, variador de fase, a gasolina e/ou etanol |
Número de cilindros | Três em linha |
Número de válvulas | 6 (duas por cilindro) |
Taxa de compressão | 13,2:1 |
Cilindrada | 999 cm³ |
Potência | 72 cv a 6.000 rpm/77 cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol) |
Torque | 10,4/10,9 kgfm a 3.250 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | Manual de cinco marchas |
Tração | Dianteira |
Direção | Elétrica |
Suspensão dianteira | Independente tipo McPherson |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Pneus e rodas | 175/65 R14, aço de 14 polegadas
|
Freios dianteiros | Discos ventilados com ABS e EBD |
Freios traseiros | Tambores com ABS e EBD |
Tanque de combustível | 48 litros |
Volume do porta-malas | 300 litros |
Altura | 1,50 m |
Comprimento | 3,99 m |
Largura | 1,72 m |
Entre-eixos | 2,52 m |
Peso em ordem de marcha | 1.105 kg |
0 a 100 km/h | 14,4/13,4 segundos (gasolina/etanol) |
Velocidade máxima | 157/162 km/h (gasolina/etanol) |
O post Primeiras impressões: Fiat Argo Drive 1.0 tem fôlego para encarar Onix e HB20? apareceu primeiro em Carsale.
Leia Mais.