VÍDEOS: A história do Volkswagen Passat

VÍDEOS: A história do Volkswagen Passat

Muitos modelos que hoje são queridos no Brasil são fruto de suas versões de sucesso em terras estrangeiras.  É o caso do Passat, que entre os modelos fastback, station e sedã possui muitos aficcionados e felizes proprietários.  Relembre agora as oito versões que contam a história deste ícone da Volkswagen:

1- Volkswagen Passat B1 1973
Lançado na europa em 1973 o Passat trazia coma destaque a carroceria tipo “fastback” assinado pelo renomado designer Giorgetto Giurgiaro.
O carro chegava ao mercado nas versões duas e quatro portas além da station wagon com o sobrenome Variant.

2- Volkswagen Passat B2 1980
Maior e mais retilíneo, a segunda geração do Passat chegou em 1980 mantendo o estilo fastback que nunca chegou ao Brasil. Contudo a versão sedã e station chegaram por aqui mas rebatizadas de Volkswagen Santana o que não deixou de ser um sucesso para sua época.

3- Volkswagen Passat B3 1988
A terceira geração foi marcada pela extinção da versão fastback que consagrou o modelo, assumindo definitivamente o espaço para ser um carro luxuoso, familiar e porque não dizer, potente. Essa terceira geração foi a única que não chegou ao Brasil.

4- Volkswagen Passat B4 – 1993
Em 1993 surge a quarta geração com linhas mais limpas e arredondadas. Ainda inspirado no modelo anterior, o B4 foi o responsável pela volta do nome Passat (apenas na versão sedã) no Brasil em 1995 onde ficou popularmente conhecido como “Passat Alemão”. Embora tenha existido um divisor de águas entre Passat e Santana, este último manteve a inspiração de design nas linhas do irmão europeu.

5- Volkswagen Passat B5 1996
A geração 5 chegou na europa em 1996 destacando a frente curva e a caída do teto mais arredondada. Outro destaque para o modelo fica por conta dos motores V6 a gasolina e diesel. Segundo a marca, hoje em dia são as versões mais cobiçadas pelos amantes do modelo. Assim como na versão anterior, o Passat B5 ganhou as ruas brasileiras apenas na versão sedã, sendo considerado um dos modelos mais luxuosos da época.

6- Volkswagen Passat B6 2005
Em sua sexta encarnação, o Passat chega com clara inspiração na esportividade. Mais luxuoso do que nunca, essa foi a primeira vez que um Passat passou dos 300cv de potência na versão R36. Um mito, sem dúvida, mas infelizmente essa versão não chegou ao Brasil. Contudo, dessa vez o modelo chegou ao Brasil em 2006 não só na versão sedã, mas também na versão Variant. Os motores eram os 2.0 aspirados e turbo além da versão 3.2 V6 (essa com tração integral e DSG). Mais tarde as versões aspiradas foram descontinuadas pela baixa procura.

7- Volkswagen Passat B7 2010
Apresentando a nova identidade visual da marca, o Passat chegava na sua sétima geração com destaques de tecnologia e segurança mas nunca esquecendo do luxo e conforto a bordo. As versões sedã e Variant cresceram um pouco mais em relação ao seu antecessor, e também foram disponibilizadas no Brasil.

8- Volkswagen Passat B8 2014
Novamente sendo um marco na evolução estética do conceito lançado em 2010, a oitava geração está mais sofisticada do que nunca. Destaque para farois, grade e lanternas que parecem estar integradas ao resto da carroceira como se fosse uma coisa só. O modelo está disponível para o mercado brasileiro, mas infelizmente perdemos a versão Variant, que deixou espaço para o Golf Variant poder trabalhar.

The post VÍDEOS: A história do Volkswagen Passat appeared first on Autopolis Portal.



Leia Mais.