Um dos carros mais versáteis da Fiat no Brasil é o Uno. No Brasil desde 1984, foi o primeiro carro de muita gente, entre os que aprenderam a dirigir no hachback – em autoescolas ou não – até a quem ainda o utiliza para o trabalho, na versão original, ou com seus “irmãos”, caso do Fiorino, Prêmio ou o Elba, que surgiram através do pequeno modelo.
Com novo nome, o Mille foi produzido até 2013, dando espaço em 2010 para o Novo Uno, totalmente diferente do modelo original, ser o novo carro de passeio e trabalho oferecido pela marca. Entre tantas versões do Uno, uma delas marcou história, mesmo em pouco tempo de produção e venda no mercado nacional: O Uno Turbo.
Lançado pela Fiat em 1994, trouxe a novidade deste tipo de preparação que não existia nos populares nacionais. O motor 1.4 com turbocompressor em 9,2 segundos ia de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de 195 km/h. A agilidade chamou a atenção de Gesualdo da Silva, feliz proprietário de um Uno Turbo 1994 e amante dos modelos da montadora italiana. “Meu primeiro carro foi um Uninho ELX 1.3. Carrinho bom era aquele, viu? Depois comprei um Uno 1.5 R e fiquei onze anos com ele, só vendi pois não tive outra alternativa”.
Ele lembra que conheceu o Uno Turbo quando eram disputadas corridas em Interlagos e que demorou muito para que achasse um para comprar: “Quando ele surgiu aqui no Brasil, tinham algumas corridas em Interlagos só com eles. Quando eu vi de perto, gamei no painel dele, achava lindo. Aí fiquei praticamente vinte anos para achar, mas achei”, conta.
Nas cores vermelha, amarela e preta, o Uno Turbo tinha um painel de instrumentos bem completo, com conta-giros, medidor de pressão do turbo, manômetro e termômetro do óleo além das tradicionais luzes indicadoras de direção, falha de componente e medidor de combustível.
Ainda no interior, bancos envolventes com encosto de cabeça em material especial, cintos de segurança na cor vermelha, vidros e travas elétricas além de tapeçaria especial diferenciavam o modelo, que tinha ainda a versão com teto solar.
Com menos de 2.000 unidades fabricadas, a produção do Uno Turbo foi encerrada em 1996, mas as lembranças desse modelo estão frescas na memória de Gesualdo e milhares de fãs que integram clubes de amantes do Uno em todo o Brasil, modelo que teve quase 4 milhões de unidades fabricadas.
The post Antigos e Mexidos: Direto dos anos 90, o Uno Turbo! appeared first on Autopolis Portal.
Leia Mais.