Nesta quarta edição dos “Carros Lendários Autopolis“, trazemos um mito nipônico que atravessou fronteiras e conquistou fãs no mundo inteiro, o Toyota Supra.
Fast and Furious
É verdade que o Supra ganhou grande reconhecimento após Brian O’ Conner (Paul Walker) pilotar um belo exemplar todo customizado de 1993 no primeiro filme da saga “Fast & Furious” (Velozes e Furiosos). Mas o que poucos sabem, é que o superesportivo Japonês teve uma longa estrada de sucesso antes de chegar as “telonas”.
Toyota Supra 1979 (MkI)
O primeiro modelo, foi produzido em 1979 baseado na plataforma do Toyota Celica. A novidade contava com uma carroceria bem maior, mais larga e mais comprida, era equipado com freio a disco nas quatro rodas e com suspensão independente. O novo design apresentava características marcantes que futuramente seriam responsáveis pelo grande sucesso do esportivo.
Apesar da relação com a plataforma do Celica, o grande diferencial do esportivo se escondia debaixo do capô. O Supra era equipado com motor 6 cilindros em linha de 2.6 litros, que foi o primeiro motor Toyota a receber injeção eletrônica de combustível, e recebeu a designação 4ME. Esta primeira geração ficou conhecida por Mark I. Em 1981, ainda na sua primeira geração, um novo motor de 2.8 litros SOHC passou a equipar o carro, dando início ao processo que faria nascer a segunda geração do Supra.
Toyota Supra 1982 (MkII)
Em 1982 nasce o Mark II, ainda com o nome de Celica Supra, mas com muitas novidades como os faróis escamoteáveis, o aerofólio incorporado à carroceria, o novo motor de seis cilindros com os mesmos 2.8 litros, porém com duplo comando no cabeçote (DOHC) que desenvolvia 145 cavalos de potência, empurrando o japonês de 0 a 100km/h em menos de 8,5 segundos, ultrapassando a barreira dos 200 km/h. Um ano após o lançamento desta geração, o seu motor recebe mais algumas modificações, chegando aos 150 cavalos.
Toyota Supra 1986 (MkIII)
Em 1986 a Toyota apresenta a terceira geração (Mark III). O nome Celica vai embora e o carro ganha independência total da sua plataforma. O novo design o deixa mais moderno e robusto, ainda com os faróis escamoteáveis, mas com novos acessórios aerodinâmicos. O novo motor 7M-GE de 3.0 litros de 200 cavalos passa a equipar o esportivo e um ano mais tarde (1987) seria o primeiro carro da Toyota ter um motor turbo (chamado de 7M-GTE), gerando 233 cavalos.
Em 1990 mais alterações e mais um novo motor, o 1JZ-GTE de 6 cilindros, 2.5 litros e desta vez bi turbo! Gerando 280 cavalos e já capaz de levar o Supra aos 250 km/h com limitador eletrônico de velocidade.
Toyota Supra 1993 (MkIV)
Em 1993 a quarta e mais famosa geração (Mark IV) foi lançada. Desta vez duas opções de motorização estavam disponíveis, uma de 6 cilindros (2JZ-GE0 de 3.0 litros e 24 válvulas com duplo comando no cabeçote com controle variável de abertura das válvulas, responsável por 223 cavalos de potência, e outra (2JZ-GTE) com as mesmas características, porém com dois turbos sequenciados que rendiam 324 cavalos de potência. Ambos os motores eram aliados a um câmbio de 6 velocidades Getrag.
Apesar do enorme sucesso de vendas do Toyota Supra e também da forte influência cinematográfica, só é possível adquirir um exemplar zero km em apenas alguns países da Oceania e no próprio Japão. Isso se deve as regulamentações de emissão de poluentes que alguns países europeus e EUA impuseram sob seus veículos, fazendo com que em 1999 suas vendas fossem encerradas. Há três modelos no mercado japonês que diferem em acessórios e que tem sua potência reduzida a 280 cavalos por regulamentações internas. A versão de exportação permanece com os 324 cavalos, responsáveis por fazer desta máquina, um objeto de desejo a todo e qualquer apaixonado por carros.
Toyota Supra 2018 (MkV)
Um novo Toyota Supra está sendo desenvolvido e já confirmado pela própria Toyota. Ainda sem uma data certa ou nome definido, espera-se que o modelo chegue ao mercado em 2018 baseado no FT-1 Concept. O modelo será posicionado acima do Toyota GT86 e está sendo desenvolvido em parceria com a BMW onde terá um Z5 que partilharão a maior parte de seus componentes. O modelo deverá contar com tração integral e câmbio de dupla embreagem e apenas 1400kg. Além disso, espera-se uma versão híbrida e outra 100% elétrica, uma nova tendência nos esportivos.
Ficha Técnica do modelo de 1993
Motor/Performance |
Motorização: |
3.0 |
|
Alimentação |
Injeção multiponto |
|
Combustível |
Gasolina |
|
Potência (cv) |
324.0 |
|
Cilindrada (cm3) |
2997 |
|
Torque (Kgf.m) |
43,5 |
|
Velocidade Máxima (Km/h) |
250 |
|
Tempo 0-100 (Km/h) |
5,5 |
|
Dimensões |
Comprimento (mm) |
451 |
Entre-eixos (mm) |
255 |
Peso (kg) |
1570 |
Ocupantes |
4 |
Mecânica |
Câmbio |
6 velocidades |
Tração |
Traseira |
Suspensão dianteira |
Independente/ braços sobrepostos |
Suspensão traseira |
Independente/ braços sobrepostos |
Freios |
Quatro freios à disco com quatro discos ventilados. |
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