O Renault Captur estreou no mercado brasileiro em fevereiro, mas só no mês de junho conquistou condições reais de brigar uma posição melhor no ranking de vendas dos SUVs compactos após ganhar duas versões equipadas com motor 1.6 16V de 120 cv e câmbio automático CVT. São elas, a Zen (R$ 84.900) e a Intense (R$ 88.400), que segundo a Renault, serão as versões responsáveis por 60% das vendas do Captur daqui para frente. Até então, quem quisesse adquirir uma configuração do SUV com transmissão automática tinha de optar pela topo de linha Intense com motor 2.0 16V de 148 cv e a arcaica caixa de quatro marchas (R$ 91.900), ambos herdados do Duster.
Para desafiar o Captur Intense 1.6 CVT na disputa pelos consumidores que ainda não escolheram um SUV para colocar na garagem, convocamos o Nissan Kicks SV (R$ 85.600), fabricado no Brasil desde maio (antes era importado do México). Embora sejam projetos da Aliança Renault-Nissan e compartilhem motor e transmissão, com pequenas diferenças de ajustes, os dois SUVs mostram no uso diário que têm pouca coisa em comum.
Enquanto o Captur se destaca pelo visual chamativo, o Kicks compensa a aparência mais discreta com uma dirigibilidade melhor acertada. Ambos são confortáveis, porém o Nissan é mais esperto no trânsito urbano e transmite maior segurança ao motorista por rolar menos nas curvas e nas mudanças de trajetória. A direção elétrica mais leve e precisa do Kicks também faz a diferença nas manobras quando comparada com o sistema eletro-hidráulico do Captur.
Os dois SUVs trazem sob o capô o motor 1.6 16V de origem Nissan. No Kicks o propulsor conta com duplo comando variável de válvulas na admissão e no escape, entregando 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque com gasolina e/ou etanol. Já a versão que equipa o Captur gera 118 cv com gasolina e 120 cv com etanol, mesmo com variação de comando apenas na admissão. O torque máximo de 16,2 kgfm é atingido com qualquer um dos combustíveis.
Por ser 153 quilos mais leve, o Kicks tem comportamento mais ágil e até parece ser mais potente que o Captur. E essa diferença de peso foi fundamental para o Nissan superar o rival nos testes de consumo e desempenho realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia (veja a tabela com os números do testes abaixo).
Apesar de ter perdido para o Kicks na maioria dos testes de pista, o Captur 1.6 CVT superou o rival na prova de consumo rodoviário com etanol (12,5 km/l contra 11,2 km/l do Nissan) e ainda foi consideravelmente mais econômico que a versão Intense 2.0 automática na cidade (10,4 km/l com gasolina e 7,5 km/l com etanol ante 8,2 km/l e 5,7 km/l, respectivamente).
Mesmo não sendo tão afinado quanto no Nissan, o novo conjunto mecânico deixou o Captur muito mais agradável de guiar que a versão 2.0 automática. Além de não ser tão sedento no consumo, o motor 1.6 é mais silencioso e menos áspero que o propulsor mais potente. Sem contar que a transmissão CVT tem funcionamento mais suave e preciso que a defasada caixa de quatro velocidades da configuração mais cara.
Além de se destacar do Captur na dinâmica, o Kicks também é superior em ergonomia e acabamento interno. Os comandos do Nissan estão à mão do motorista e a qualidade dos materiais contrasta com a simplicidade dos plásticos rígidos usados no Renault. Em termos de espaço, ambos acomodam bem quatro adultos e levam praticamente a mesma quantidade de bagagem no porta-malas: 437 litros no Captur e 432 litros no Kicks.
Tanto o Captur Intense 1.6 CVT quanto o Kicks SV são equipados de série com ar-condicionado automático (digital no Nissan), chave presencial com partida por botão no painel, central multimídia com GPS e câmera de ré, rodas de liga leve de 17 polegadas, entre outros itens. Em termos de segurança, ambos saem de fábrica com Isofix para duas cadeirinhas infantis, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e os obrigatórios airbags frontais. No entanto, só o Captur possui de série as luzes diurnas de LED, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, faróis de neblina com iluminação de curva e as bolsas infláveis laterais – disponíveis no Kicks no pacote Plus (R$ 2 mil), que acrescenta airbags de cortina e bancos de couro (o revestimento custa R$ 1.500 no Renault). A pintura metálica laranja Ocre com teto preto do Captur das fotos é oferecida por R$ 2.900. Mas pelo o que custam, bem que os dois modelos poderiam vir com freios a disco nas rodas traseiras.
Com o moderno câmbio automático CVT, o Captur, enfim, ganhou as versões que faltavam para tirar um pouco da tranquilidade dos rivais. E ainda ficou mais eficiente e agradável de dirigir que a variante topo de linha Intense 2.0 automática, que não justifica os R$ 3 mil cobrados a mais pelo conjunto mecânico defasado. Superior em praticamente todos os quesitos, o Kicks SV é um carro mais acertado que o Captur, provando que vale a pena desembolsar os R$ 2 mil pedidos pelo pacote Plus para se equiparar ao rival em equipamentos de segurança.
Renault Captur Intense 1.6 CVT
Teste Carsale-Mauá | Gasolina | Etanol |
Consumo cidade | 10,4 km/l | 7,5 km/l |
Consumo estrada | 15 km/l | 12,5 km/l |
0 a 60 km/h | 6,04 segundos | 5,91 segundos |
0 a 100 km/h | 14,23 segundos | 13,81 segundos |
0 a 120 km/h | 21,11 segundos | 20,31 segundos |
Retomada 40 a 100 km/h | 10,66 segundos | 10,15 segundos |
Retomada 80 a 120 km/h | 11,43 segundos | 10,71 segundos |
Aceleração em 400 metros | 19,44 segundos - 116,41 km/h | 19,25 segundos - 117,79 km/h |
Aceleração em 1000 metros | 35,80 segundos - 145,07 km/h | 35,38 segundos - 147,18 km/h |
Frenagem 100 a 0 km/h | 51,8 metros | 51,8 metros |
Nissan Kicks SV 1.6 CVT
Teste Carsale-Mauá | Gasolina | Etanol |
Consumo cidade | 11,6 km/l | 8,3 km/l |
Consumo estrada | 15,8 km/l | 11,2 km/l |
0 a 60 km/h | 5,88 segundos | 5,39 segundos |
0 a 100 km/h | 13,25 segundos | 12,07 segundos |
0 a 120 km/h | 19,59 segundos | 17,64 segundos |
Retomada 40 a 100 km/h | 9,71 segundos | 8,97 segundos |
Retomada 80 a 120 km/h | 11,07 segundos | 9,52 segundos |
Aceleração em 400 metros | 19,09 segundos - 118,63 km/h | 18,43 segundos - 122,16 km/h |
Aceleração em 1000 metros | 35,26 segundos - 145,30 km/h | 34,08 segundos - 151,29 km/h |
Frenagem 100 a 0 km/h | 51,3 metros | 51,3 metros |
Ficha técnica
| Renault Captur Intense 1.6 CVT | Nissan Kicks SV 1.6 CVT |
Carroceria | Monobloco em aço, cinco portas, cinco lugares | Monobloco em aço, cinco portas, cinco lugares |
Motor | Dianteiro, transversal, injeção multiponto, duplo comando de válvulas variável na admissão acionado por corrente, a gasolina e/ou etanol | Dianteiro, transversal, injeção multiponto, duplo comando de válvulas variável na admissão e escape acionado por corrente, a gasolina e/ou etanol |
Número de cilindros | Quatro em linha | Quatro em linha |
Número de válvulas | 16 (quatro por cilindro) | 16 (quatro por cilindro) |
Taxa de compressão | 10,7:1 | 10,7:1 |
Cilindrada | 1.597 cm³ | 1.598 cm³ |
Potência | 118/120 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol) | 114 cv a 5.600 rpm |
Torque | 16,2 kgfm a 4.000 rpm | 15,5 kgfm a 4.000 rpm
|
Transmissão | Automática tipo CVT com simulação de seis marchas | Automática tipo CVT com simulação de seis marchas |
Tração | Dianteira | Dianteira |
Direção | Eletro-hidráulica | Elétrica |
Suspensão dianteira | Independente tipo McPherson | Independente tipo McPherson |
Suspensão traseira | Eixo de torção | Eixo de torção |
Pneus e rodas | 215/60 R17, liga leve de 17 polegadas | 205/55 R17, liga leve de 17 polegadas
|
Freios dianteiros | Discos ventilados com ABS e EBD | Discos ventilados com ABS e EBD |
Freios traseiros | Tambores com ABS e EBD | Tambores com ABS e EBD |
Tanque de combustível | 50 litros | 41 litros
|
Volume do porta-malas | 437 litros | 432 litros |
Altura | 1,61 m | 1,59 m
|
Comprimento | 4,32 m | 4,29 m
|
Largura | 1,81 m | 1,76 m |
Entre-eixos | 2,67 m | 2,61 m
|
Peso em ordem de marcha | 1.286 kg | 1.133 kg
|
Carga útil | 449 kg | 427 kg
|
Origem | São José dos Pinhais (PR) | Resende (RJ) |
Fotos: Divulgação
O post Renault Captur 1.6 CVT encara o “primo” Nissan Kicks nacional apareceu primeiro em Carsale.
Leia Mais.