Em 2009 a Zascar iniciou o trabalho de compartilhamento com apenas 05 carros, porém em 2016 a empresa se relançou no mercado com 130 veículos disponíveis. Segundo o diretor de operações, Guilherme Mosaner, o fato de a empresa ter conseguido desenvolver seu próprio aplicativo ajudou na manutenção e independência do negócio, além de ampliar seu sistema na implementação do aplicativo de compartilhamento na cidade.
São cerca de 40 mil usuários cadastrados no app e cada carro é compartilhado por pelo menos 12 pessoas. Mosaner ressalta que o intuito não é tomar espaço de outras modalidades de mobilidade urbana, mas sim levar ao público uma opção coerente a suas necessidades: “Nós levamos ao nosso usuário a seguinte pergunta: quantas horas você precisa do carro por mês?”.
Hoje a Zascar só trabalha com uma frota de Ford Ka de câmbio manual. Eles ficam espalhados em estacionamentos do centro expandido de São Paulo, mas pretende ampliar seu território de atendimento até a região metropolitana. São quatro planos que cobram por hora de uso mais adicional de centavos para km rodado.
Assim como na maioria dos apps de car sharing, no aplicativo da empresa, o usuário se cadastra ao enviar os dados (CPF, nome completo, endereço, uma selfie e foto da carteira de motorista) e desde que seja aprovado, o motorista finaliza ao registrar um cartão de crédito para cobrança dos valores, bem parecido com aplicativos como o da Uber e 99 Taxi.
De acordo com a consultoria Frost & Sullivan, 110 mil carros são compartilhados por sete milhões de pessoas em todo o mundo, marca que deve chegar a 25 milhões de usuários até 2025.
Apesar do crescimento mundial nos últimos anos, fatores estruturais, direto ou indiretos são pedras no caminho dos carros compartilhados aqui em nosso país. O investimento alto é atrapalhado pela taxa de juros nacional, que é maior comparado ao mercado europeu. Além de que, para a inclusão de carros elétricos na frota é preciso que o Brasil se adapte a esse tipo de veículo, como por exemplo, mais pontos de recarga e modelos com valores mais acessíveis.