Lifan X80 é a melhor entrada no segmento de SUVs de sete lugares

iG São Paulo

Nova alternativa da Lifan é mais barata e espaçosa que os rivais europeus

Lifan X80: visual esportivo e afiado está em dia com as tendências europeias

Lifan X80: visual esportivo e afiado está em dia com as tendências europeias

Foto: iG Carros

Até o segundo bimestre de 2018, quem estivesse à procura de um SUV de sete lugares teria que recorrer aos inflacionados modelos médios. No começo do ano, a Peugeot lançou o 5008, a versão alongada do 3008. Ele não sai das concessionárias por menos de R$ 157.490. Em seguida veio o VW Tiguan Allspace, que oferece a terceira fileira extra de assentos por R$ 149.990. É neste segmento tão competitivo e exclusivo que o Lifan X80 surge com atributos fortes: preço, acabamento e espaço interno.

LEIA MAIS: Lifan prepara novo SUV de sete lugares para 2019

Se você precisa desembolsar uma boa grana para levar os dois europeus para a sua garagem, o Lifan X80 montado em San José, no Uruguai, custa apenas R$ 129.777. Os três últimos dígitos do preço partem de uma brincadeira da marca. De cabeça para baixo, o “777” forma o logotipo da Lifan. Seu valor competitivo é R$ 20 mil mais em conta que o Tiguan, com equipamentos que o SUV da Volkswagen só entregará em suas versões que chegam aos R$ 179.990.

Seguindo o exemplo do irmão X60, o novo Lifan X80 não foge à regra de entregar um bom pacote de equipamentos por valor mais em conta. O cluster, por exemplo, é 100% digital e configurável, algo que o Tiguan entregará apenas na versão topo de linha. Quem não desembolsar os R$ 179.990 pelo SUV alemão terá apenas os instrumentos analógicos. 

Bem montado, o X80 não fica devendo em nada para os principais rivais. Material macio reveste portas e toda a extensão do painel. A textura dos plásticos também é um ponto a ser destacado em seu habitáculo, com bom toque e qualidade. Há até um detalhe amadeirado que acrescenta ao X80 o aspecto de SUV mais refinado. Abaixo dos R$ 200 mil, você não encontrará este tipo de acabamento em outro veículo. O teto solar também dá o ar da graça. Opcional no Tiguan, ele é item de série no X80.

Lifan X80

Lifan X80

Foto: Cauê Lira e Rafael Munhoz

Lifan X80

Lifan X80

Foto: Cauê Lira e Rafael Munhoz

Lifan X80

Lifan X80

Foto: Cauê Lira e Rafael Munhoz

Lifan X80

Lifan X80

Foto: Cauê Lira e Rafael Munhoz

Lifan X80

Lifan X80

Foto: Cauê Lira e Rafael Munhoz

Lifan X80

Lifan X80

Foto: Cauê Lira e Rafael Munhoz

Lifan X80

Lifan X80

Foto: Cauê Lira e Rafael Munhoz

Lifan X80

Lifan X80

Foto: Cauê Lira e Rafael Munhoz

Lifan X80

Lifan X80

Foto: Cauê Lira e Rafael Munhoz

Lifan X80

Lifan X80

Foto: Cauê Lira e Rafael Munhoz

Lifan X80

Lifan X80

Foto: Cauê Lira e Rafael Munhoz

Lifan X80

Lifan X80

Foto: Cauê Lira e Rafael Munhoz

Antes de sair das proximidades do Aeroporto de Guarulhos para a cidade turística de Campos do Jordão (SP), me acomodei com facilidade no confortável banco revestido de couro ecológico do X80. Ele traz ajustes elétricos que deixam a experiência ainda mais fácil. Com 1,84 metro, pode ficar complicado para alguém de minha estatura encontrar a melhor posição de guiar.

LEIA MAIS: Lifan X60 automático ganha retoques no desenho

Bom de ir na frente, bom de ir atrás. Até a segunda fileira, o Lifan X80 é capaz de levar cinco adultos com conforto, contando ainda com piso plano e banco traseiro deslizante que pode ampliar ainda mais o espaço para quem vai sentado nos dois assentos adicionais. É difícil imaginar dois adultos viajando na terceira fileira do Peugeot 5008, mas isso é possível no SUV da Lifan. Coloque na conta do bom comprimento de 4,80 metros que deixam os 4,64 m do modelo francês com inveja.

O volante multifuncional permite que o motorista controle o sistema multimídia e computador de bordo sem usar as mãos. Pode parecer um detalhe simples, mas garante mais segurança para o trajeto. A central multimídia de oito polegadas tem ótima resolução e interface, além de contar com pareamento para o Apple CarPlay. Por meio desse recurso, o motorista poderá importar funções de Spotify e Google Maps do iPhone diretamente para a tela.

A serra para Campos do Jordão (SP) pode ser tortuosa, ainda mais em um dia de chuva. Mas o Lifan X80 enfrentará o desafio com louvor. Além do motor 2.0, turbo que desenvolve 184 cv de potência e 28,6 kgfm de torque entre 1.600 e 3.600 rpm, o SUV conta com sistema auxiliar de frenagem em emergência. Basicamente, seu gerenciamento eletrônico percebe a velocidade que o motorista tira o pé do acelerador para pisar no freio. Detectando uma situação de emergência, em milésimos de segundo, o X80 poderá frear com 100% de sua capacidade.

As qualidades do Lifan X80

Lifan X80: bom pacote de segurança é um dos grandes destaques do SUV médio de sete lugares

Lifan X80: bom pacote de segurança é um dos grandes destaques do SUV médio de sete lugares

Foto: Cauê Lira/iG Carros

Além disso, há sistema eletrônico de controle de estabilidade para garantir que o SUV ande sob trilhos, ainda que em curvas mais sinuosas. Seis airbags completam o bom pacote de segurança, que ainda conta com assistente de saída em rampa e controle de descida.

Ao longo da Rodovia Ayrton Senna, outro ponto de destaque perceptível no X80 é o câmbio automático de seis velocidades. O sistema cumpre bem as funções de conforto interno e economia de combustível. Bem escalonada, a transmissão proporciona trocas de marcha sem trancos e entrega imediata da potência. Para ultrapassagens, sugerimos o modo Sport que eleva as rotações e atrasa as mudanças.

Chegando em Campos do Jordão, outra grata surpresa. Ele conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro em complemento à câmera de ré. Imaginando um SUV abaixo dos R$ 130 mil com este nível de requinte, espaço interno e qualidade, o Lifan X80 está em um nicho de mercado ao qual será dominante. Por R$ 129.777, você poderá comprar apenas modelos de cinco lugares.

Preço: R$ 129.777

Motor: 2.0, turbo, gasolina

Potência: 184 cv

Torque: 28,6 kgfm

Transmissão: automática, seis velocidades

Suspensão: McPherson (dianteira), multibraço (traseira)

Freios: disco ventilados (dianteira e traseira)

Dimensões: 4,8 m (comprimento), 1,76 m (altura), 1,9 m (largura), 2,7 m (entre-eixos)

Tanque: 72 litros

Porta-malas: 200 litros (com a terceira coluna de bancos)

Consumo: 8,4 km/l (cidade) 12,3 km/l (estrada)



Leia Mais.