SOBRE DOMINGO DE MANHÃ

sobreita181

Na contramão: Vettel perde a corrida de novo na primeira volta

RIO (glacial) – A imagem nem é esteticamente muito marcante, mas não tem jeito. Essa foto aí em cima resume o GP da Itália. A discussão é: Vettel errou?

Tem gente dizendo que ele ver errando muito. Nico Rosberg foi um deles. E que num campeonato desses, essas coisas são fatais. Não se é campeão fazendo cagada. Já falei sobre o assunto segunda, no textão pós-GP da Itália. Acredito que o maior e mais desastroso erro de Sebastian no ano tenha sido o da Alemanha. Esse aí, OK, podia ter sido um pouquinho mais cauteloso, mas… Vocês já sentaram num carro de F-1 numa largada? Muitas vezes, não acontecer nada e acontecer tudo é só uma questão de sorte. De bumbum virado para a lua, que é o que está se passando com Hamilton.

De qualquer maneira, se a fase é instável, melhor optar pela cautela. O mais seguro ali era mesmo tomar o lado de fora, para fazer a segunda perna da chicane com alguma preferência. Só que é fácil falar depois. Sigo isentando Tião Italiano. O que não quer dizer que as consequências de sua escolha não tenham sido trágicas.

O que me incomoda um pouco é esse resmunga-resmunga sobre pegar o vácuo no sábado, perder a pole, correr “contra três carros”. Pombas, Kimi tem direito de fazer uma pole. Esse festival de choramingo só faz mal para todos, internamente. OK, Raikkonen nem liga, não sabe nem se vai ficar na equipe, mas numa hora dessas, harmonia 100% é muito necessária.

Em frente?

O NÚMERO ITALIANO

sobreita182…pódios soma Kimi Raikkonen agora na F-1, e conseguiu atingir os três dígitos num lugar bem apropriado, o templo de Monza. A primeira taça foi a do terceiro lugar na Austrália em 2002, pela McLaren. Com a equipe inglesa, juntou 36 troféus. Pela Lotus preta, quando voltou à F-1, foram 15. E nas duas passagens pela Ferrari, 49. Os pilotos na frente dele que têm as maiores estantes no mundo são Schumacher (155 troféus), Hamilton (128), Vettel (107) e Prost (106). O brasileiro com mais pódios na F-1 é Senna, com 80, em sétimo nas estatísticas.

A alegria “contagiante” de Kimi no pódio talvez tenha incentivado a turba italiana a apupar Hamilton, que não estava nem aí. Uma semana depois de tomar uma surra na Bélgica, deu o troco na Ferrari ganhando na casa dela, com uma atuação muito, mas muito convincente.

sobreita183Segundo nosso cartunista Maurício Falleiros, fez seu carnavalzinho fora de hora e particular em Monza, deixando os bailes de máscaras de Vaneza para quando eles chegarem. Curti a folia!

E o Verstappen, hein? Menino marrento dos infernos, mas gosto… Se bem que, de novo, aparentemente, ele mudou a direção numa freada, tocando as rodas de Bottas. O moleque não aprende, acha que está certo, que isso é corrida, que ninguém o deixa em paz.

Pode até ser, mas já tem um tempo que não pode. Se não pode, não faz. Fácil. E nem adianta reclamar.

Quem tem de reclamar é Ricciardo, que vive o famoso fim de feira na equipe que ele mesmo já dispensou. Seu carro quebrou de novo — sexta vez no ano, quarta por problemas mecânicos. Será assim até o fim do ano, uma má vontade desgraçada da Red Bull com ele.

A FRASE DE MONZA

sobreita184

Buemi: Toro Rosso?

“Ciao Seb! Our reserve driver stopped by earlier today for another seat fit.”

Vou desvirtuar a bagaça, porque a frase foi escrita hoje em Faenza, que não é longe, e pelo Twitter. Mas significa notícia importante, após um GP de declarações pouco bombásticas. A Toro Rosso postou a foto de Buemi fazendo um banco no seu carro de F-1 na fábrica que fica no norte da Itália. Será?

E terminamos com a nossa tradicionalíssima “Gostamos & Não gostamos” na versão graficamente mais pobre — que, no entanto, continua um show de conteúdo.

GOSTAMOS - De ver a pobre Williams colocar os dois carros nos pontos, ainda que na rabeira do top-10. Não é alento nenhum, mas pelo menos Sirotkin não deixará o mundo da F-1 sem largar para trás o pequeno rastro de um ponto conquistado com suor e lágrimas.

NÃO GOSTAMOS - De ver o esforço todo de Grosjean indo por água abaixo, após um sexto lugar difícil, correndo de motor Ferrari, e em Monza. Foi desclassificado, e o pior é que receio que ele já sabia que seria desde o início, assim como a Haas. A Renault protestou o carro assim que acabou a prova.



Leia Mais.