Volvo XC40 T4: SUV premium na medida certa

Carlos Guimarães

Versão mais em conta do SUV da marca sueca mostra conjunto bem acertado, bom desempenho e preço competitivo

Volvo XC40 T4: rodas de aro 18, sem faróis de neblina e pintura de dois tons para o carro ficar um pouco mais em conta

Volvo XC40 T4: rodas de aro 18, sem faróis de neblina e pintura de dois tons para o carro ficar um pouco mais em conta

Foto: Carlos Guimarães/iG

A esperada versão mais em conta Volvo XC40 T4  agrada no dia a dia sem alguns itens que foram tirados das outras duas (Momentum e T5). Com tração dianteira no lugar da integral e pneus de aro 18 em vez de 19 o carro enfrenta bem o asfalto esburacado e roda mais solto, o que ajuda a economizar combustível.  Some-se a isso a menor lista de equipamentos e a potência reduzida do motor. Pronto, temos um SUV na medida certa, que sai por R$ 169.950, o que é interessante dentro do segmento de modelos premium.

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O Volvo XC40 T4 começou a ser vendido apenas a partir do mês passado, bem depois da apresentação do carro para a imprensa, em abril, quando a fabricante chegou a dizer que essa versão mais simples iria representar entre 50% e 60% das vendas totais do modelo. É bem possível, já que o pacote oferecido no T4 se mostrou suficiente para andar com conforto, segurança e boa agilidade. O motor 2.0 turbo, rende bons 190 cv e 30,6 kgfm de torque a meros 1.500 rpm (ante 254 cv e 35,7 kgfm do T5) e garante ultrapassagens seguras, sem hesitar.

Volvo XC40 T4

Volvo XC40 T4

Foto: Divulgação

Volvo XC40 T4

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Foto: Carlos Guimarães/iG

Volvo XC40 T4

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Volvo XC40 T4

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Volvo XC40 T4

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Volvo XC40 T4

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Volvo XC40 T4

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Volvo XC40 T4

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Volvo XC40 T4

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Volvo XC40 T4

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Volvo XC40 T4

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Volvo XC40 T4

Volvo XC40 T4

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 Basta encostar o pé no acelerador para o SUV responder com rapidez. Dá para ouvir um discreto sibilar da turbina enquanto o ponteiro do velocímetro vai ganhando altitude. Com oito marchas, o câmbio automático funciona com trocas suaves, procurando manter o giro do motor o mais baixo possível para economizar combustível. A pequena alavanca no console é o único comando disponível, inclusive para trocar as marchas manualmente, uma vez que apenas a versão mais equipada T5 vem com as hastes no volante.

Apesar disso, você só vai sentir falta desses comandos no volante se estiver numa estrada sinuosa e queira controlar as trocas de marcha. E com os borrachudos pneus 225/40R 18 fica mais fácil absorver as imperfeições do piso mal conservado nas nossas vias no Brasil. Portanto, nesses aspectos o T4 atende às expectativas. O que pode ser uma ausência relevante é o GPS embutido no sistema multimídia. Em contrapartida é possível espelhar a tela dos celulares Android e Apple mais modernos e seguir as coordenadas do Google Maps, por exemplo. 

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Ao ligar o sistema de som, vai notar que a acústica não é tão refinada quando a das versões Momentum e T5, mas suficiente para curtir suas músicas preferidas por streaming ou pela entrada USB no painel. Outra diferença dessa versão T4 é o desenho estilizado do mapa de Gotemburgo, cidade onde fica a sede da Volvo, a Suécia. Não deixa de ser um detalhe interessante e que mostra o lado jovial do carro, o primeiro com a nova arquitetura CMA, desenvolvida em conjunto com a chinesa Geely, a atual dona da marca sueca.

Mais detalhes do Volvo XC40 T4

Volvo XC40 T4 vem com o mapa estilizado da cidade de Gotemburgo (Suécia) no lado esquerdo do painel

Volvo XC40 T4 vem com o mapa estilizado da cidade de Gotemburgo (Suécia) no lado esquerdo do painel

Foto: Divulgação

A leveza da nova estrutura do XC40 acaba favorecendo o comportamento dinâmico do carro, que consegue garantir boa estabilidade e transmitir segurança. Aliás, apesar do T4 ser a versão mais em conta da linha, a marca manteve vários itens de segrança, como 7 airbags, ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis e alertas de mudança indevida de faixa e de fadiga do motorista.

Com tanque de razoáveis 54 litros, de acordo com os números de consumo do Inmetro (9 km/l em trechos urbanos e 11 km/l em rodoviários), o XC40 T4 é capaz de rodar 486 km na cidade e 594 km na estrada com gasolina. São dados animadores, levando em consideração que estamos falando de um SUV que tem 4,42 metros de comprimento por 1,86 m de largura, 1,65 m de altura e que pesa 1.684 kg.

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Bom também é o espaço interno para cinco ocupantes e suas respectivas bagagens. São 460 litros bem utilizáveis, sem cantos que atrapalhem na acomodação das malas. E com fundo falso, para colocar pequenos objetos. Apenas não espere que a tampa tenha abertura e fechamento automático por botão ou controle remoto, recursos indisponíveis nessa versão T4, mais simples, porém na medida certa para quem busca por um SUV confortável, seguro e com bom desempenho.

Conclusão

A lista mais modesta de equipamentos, a tração apenas dianteira e a potência um pouco menor do motor não fizeram tanta falta durante a avaliação do Volvo XC40 T4. Mas bem que poderiam ter incluído câmera de ré entre os itens de série, algo que pode ser facilmente corrigido pela fabricante, em breve.

Ficha Técnica:  
Preço: R$ 169.950 
Motor:  2.0, gasolina, quatro cilindros, 16 válvulas 
Potência: 190 cv a 4.700 rpm  
Torque: 30,6 kgfm a 1.500 rpm  
Transmissão: automático, sequencial, de oito marchas  
Suspensão: independente e multibraço (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira 
Dimensões: 4,42 m (comprimento) / 1,86 m (largura) / 1,65 m (altura), 2,70 m (entre-eixos) 
Tanque : 54 litros  
Consumo: 9 km/l na cidade / 11 km/l na estrada  
Até 0 a 100 km/h: 7,5 s  
Vel. Max: 220 km/h



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