iG São Paulo
Dois SUVs, novos modelos eletrificados e esportivos marcam a investida da marca alemã entre os dias 8 e 18 de novembro. Confira as novidades!
O Salão do Automóvel de São Paulo está cada vez mais próximo. Entre os dias 8 e 18 de novembro, o público poderá conhecer os novos modelos que vão ganhar as ruas brasileiras a partir do começo de 2019. Montadoras de todas as categorias investem um bom tempo e dinheiro para mostrar inovações tecnológicas e soluções práticas para o dia a dia. Entre os principais expositores, podemos destacar a Volkswagen no Salão.
LEIA MAIS: Veja as 5 melhores centrais multimídia dos carros populares brasileiros
Em 2016, foram doze atrações e cinco novidades por parte da Volkswagen no Salão do Automóvel. Dois anos depois, a marca alemã que visa retomar a liderança do mercado brasileiro no começo da próxima década também prepara um bom repertório para despertar a curiosidade do público. Partindo disso, listamos as cinco principais novidades da Volkswagen para o Salão do Automóvel de 2018.
1 - VW T-Cross
Novo SUV da marca, o T-Cross terá todos os holofotes entre os lançamentos da Volkswagen no Salão do Automóvel
Foto: Divulgação
Julgando a representatividade da categoria dos SUVs compactos nos dias de hoje, é quase imperdoável ficar de fora. A Volkswagen pretende recuperar o tempo perdido com uma investida baseada no Polo, e ela atenderá pelo nome T-Cross. Ele pode ser descrito como o principal lançamento da marca na década, sendo tão importante quanto o próprio hatch que servirá de base.
LEIA MAIS: Confira 5 SUVs que serão mostrados no Salão do Automóvel de Sâo Paulo
Ele virá para concorrer com os bem-sucedidos Hyundai Creta, Honda HR-V e Jeep Renegade. Na parte de motorização, o T-Cross terá um misto de Polo e Golf. As versões básicas terão a unidade 1.0 TSI de 128 cv de potência que vem do modelo compacto. O modelo topo de linha, por sua vez, terá o 1.4 TSI de 150 cv que equipa o Golf.
2 - VW e-Golf / GTE
Entre os lançamentos da Volkswagen no Salão do Automóvel, podemos considerar versões híbrida e elétrica do Golf
Foto: Divulgação
Um estudo recente sugere que a categoria de híbridos e elétricos representará 30% do mercado brasileiro em meados de 2030. Portanto, vale a pena começar a investir desde cedo. O Salão do Automóvel de São Paulo também marca a primeira investida da Volkswagen no segmento, com a apresentação de dois modelos de uma só vez: o híbrido Golf GTE e o elétrico e-Golf.
VW Golf GTE é uma variação híbrida do modelo convencional que já é vendido por aqui, equipado com motor 1.4 TSI. O carro desenvolve 201 cv de potência, sendo aproximadamente 50 cv apenas do propulsor elétrico.O e-Golf, por sua vez, é 100% elétrico. O carro desenvolve 136 cv de potência e pode chegar aos 137 km/h. O modelo mais econômico da linha Golf pode atingir 300 km de autonomia.
3 - VW Polo GTS
O novo concorrente do Renault Sandero R.S será atração da Volkswagen no Salão do Automóvel. Até o momento, a versão mais descolada é a Beats (acima)
Foto: Divulgação
Neste mundo em que as pessoas ligam mais para consumo e conectividade, a versão esportiva do Polo será uma antítese. Infelizmente, não teremos a versão GTI europeia com motor 2.0 de 200 cv, que seria muito cara para o mercado brasileiro. Em contraponto, a marca investirá na inédita versão GTS com o mesmo motor 1.4 turbo de 150 cv que equipa o Golf.
Os fãs da versão GTI, entretanto, não ficarão órfãos do estilo. O carro já foi flagrado em testes no Brasil com as mesmas rodas de aro 18 do modelo europeu. Tal como a Renault Sport fez no Sandero R.S, suspensão e acerto dinâmico serão exclusivos do modelo esportivo. Entre todos os carros da lista, o Polo GTS é o que mais estamos empolgados para dirigir.
4 - VW Touareg
A volta do Touareg também é uma das apostas da Volkswagen no Salão do Automóvel, em uma categoria premium
Foto: Divulgação
Com a chegada do novo Touareg, a Volkswagen terá a sua linha completa de SUVs para o Brasil. Ao menos até 2020, quando o novo rival do Jeep Compass, VW Tarek, chegar ao mercado. O Touareg continuará com a sua proposta de ser um SUV de grande porte, feito sob os mesmos moldes de Porsche Cayenne, Audi Q7 e Bentley Bentayga.
Podemos esperar por uma boa gama de motores a gasolina e diesel, contando até com uma opção híbrida. O Volkswagen Touareg virá com motor 3.0 V6 de 335 cv, bem como uma configuração diesel de 228 cv e outra topo de linha 4.0 V8 de 417 cv de potência. A versão híbrida trará 362 cv e 58 km de autonomia apenas no motor elétrico. O câmbio será sempre automático de oito velocidades.
5 - VW Virtus GTS
O Virtus GTS será destaque da Volkswagen no Salão do Automóvel, anos após o emblemático Voyage GLS Super
Foto: Divulgação
Em 1986, a Volkswagen fez a cabeça dos jovens com o lançamento do Voyage GLS Super, equipado com o motor 1.8 do Santana. Foi a primeira investida da marca na categoria dos sedãs compactos esportivos (considerando que o Passat TS era um dois volumes). Após um bom tempo sem lançamentos na categoria, a marca apresenta o VW Virtus GTS.
LEIA MAIS: Veja 5 carros que serão vendidos na Argentina e não no Brasil
Ele seguirá a mesma lógica do Polo. Portanto, espere pelo mesmo 1.4 TSI de 150 cv e rodas de aro 18. Quem quiser conferir pessoalmente os lançamentos da Volkswagen no Salão do Automóvel entre os dias 8 e 18 poderá adquirir ingressos em diversos pacotes, já disponíveis no site do evento.
Leia Mais.