Parece que não mudou nada, mas SUV compacto da FCA tem pequenas atualizações que fazem toda a diferença. Versões diesel continuam mandando bem no fora-de-estrada
Texto: Fernando Lalli
Se você olhar para a gama 2019 do Jeep Renegade, com todas as versões lado a lado, dificilmente notará de imediato qualquer uma das alterações feitas no SUV compacto. A não ser pelos acabamentos diferenciados que acompanham os novos tons de azul, prata e marrom disponíveis. É mais fácil perceber o desenho modificado das rodas nas versões Longitude e Trailhawk ou a inédita medida de 19 polegadas da versão Limited. Mas as novidades vão além.
Considerando a vocação natural do Renegade para terrenos irregulares, a novidade mais importante está nas quatro versões flex (Sport MT, Sport AT, Longitude e Limited), que agora têm o mesmo para-choque dianteiro das versões diesel, com inclinação maior e sem spoiler. Isso muda o ângulo de ataque dessas versões de 20 para 27 graus. A versão Longitude Diesel segue com 30 graus e a Trailhawk, com 32 graus. A opção Limited Diesel foi descontinuada.
Renegade Limited Flex 2019 ganhou rodas de 19 polegadas, faróis de LED, combinação de cores personalizada com a cor “Deep Brown” e para-choques das versões diesel, proporcionando melhor ângulo de ataque
Também na dianteira, a grade foi redesenhada. Suas sete fendas (marca registrada da Jeep) agora estão mais amplas e antecipam o estilo que será adotado no Wrangler em 2019. A moldura dos faróis ganhou um toque diferente ao “esconder” a parte superior das parábolas. Na versão Trailhawk, os faróis de LED são de série. Em todas as configurações, o conjunto de iluminação é acompanhado por refletores laterais próximos aos faróis.
Mais comodidade
O puxador da porta traseira, que dá acesso ao porta-malas, agora está localizado em posição mais elevada, melhorando a ergonomia. Dentro do compartimento, especificamente a versão Longitude Diesel ganhou 47 litros a mais de capacidade (307 litros somados) graças à adoção de estepe temporário, de medida 145/80R13. A mesma modificação já havia sido adotada em todas as versões flex desde janeiro de 2018. O Jeep Renegade Trailhawk não recebeu a mesma melhoria porque seu estepe segue o mesmo tipo de pneu especial para uso misto que calça as rodas.
No interior, o console central foi redesenhado para oferecer mais espaço e melhor posicionamento dos elementos, incluindo o seletor de tração integral nas opções a diesel. O multimídia Uconnect com tela tátil de 8,5 polegadas agora é de série tanto no Renegade Longitude (flex ou diesel) quanto nos Limited flex e Trailhawk. O sistema é compatível com Android Auto e Apple Car Play, e incorpora o comando do ar-condicionado – este, redimensionado para remover o calor do interior do veículo 20% mais rápido. O SUV também recebeu entrada USB para os ocupantes do banco traseiro.
Confira os preços e os principais itens de série adicionados a cada versão:
Jeep Renegade 1.8 Flex (exclusivo p/ PCD) – R$ 69.999
Novos itens de série: rodas de liga leve de 16 polegadas.
Jeep Renegade Sport 1.8 Flex MT5 – R$ 78.490 (redução de R$ 7.000 sobre a tabela cheia do 2018)
Novos itens de série: sistema multimídia Uconnect com tela de toque de 5″ e câmera de ré.
Jeep Renegade Sport 1.8 Flex AT6 – R$ 83.990 (redução de R$ 8.000)
Novos itens de série: sistema multimídia Uconnect com tela de toque de 5″ e câmera de ré.
Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex AT6 – R$ 96.990
Novos itens de série: sistema multimídia Uconnect com tela de toque de 8,4″, compatível com interfaces Android Auto e Apple Car Play e controle do ar-condicionado pelo monitor ou comandos de voz.
Jeep Renegade Limited 1.8 Flex AT6 – R$ 103.490
Novos itens de série: faróis principais e de neblina de LED, luzes diurnas de LED, dois air bags laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista.
Jeep Renegade Longitude 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 125.490
Novos itens de série: sistema multimídia Uconnect com tela de toque de 8,4″, compatível com interfaces Android Auto e Apple Car Play e controle do ar-condicionado pelo monitor ou comandos de voz.
Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 136.390
Novos itens de série: faróis principais e de neblina de LED e luzes diurnas de LED.
Novas rodas do Renegade Trailhawk mantêm medida 17 polegadas
Diesel segue impecável
No test drive de aproximadamente 200 km oferecido pela FCA na apresentação do Renegade 2019 em Goiana/PR, foi possível testar todos os recursos das versões a diesel Longitude e Trailhawk nas mais variadas condições de piso, desde a pista de obstáculos montada em frente à fábrica da Jeep, terra batida, areia e trecho em rodovia. O Renegade Diesel ainda é o único SUV compacto em nosso mercado a trazer câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração integral com bloqueio de diferencial e reduzida, além de um seletor de terreno para condições de “neve”, “areia”, “lama” e “pedra” (este último, exclusivo da Trailhawk).
Não houve alterações mecânicas – ainda bem, porque além de ter um sistema de transmissão próprio para enfrentar qualquer tipo de piso, o motor 2.0 Multijet de 170 cv de potência e 35,5 kgfm de torque continua forte e consumindo pouco diesel. Se por um lado esse trem de força de alto nível leva seu preço a um patamar mais elevado, por outro, faz o Renegade se diferenciar de praticamente todos os seus oponentes, muito mais familiarizados com o ambiente urbano do que com o fora-de-estrada.
The post Jeep Renegade 2019 recebe alterações sutis; versão de entrada fica mais barata appeared first on Revista Carro.
Leia Mais.