Porsche Panamera Turbo: Cinco metros de Porsche

Dirigir um Porsche Panamera Turbo no trânsito requer certo cuidado, mas em rodovia não há nada melhor que seu motor V8 biturbo de 550 cv

Antes de sair com o Porsche Panamera Turbo pelas ruas de São Paulo/SP, pedi ao Leonardo Barboza, editor de testes da Revista CARRO, que me ajudasse a decifrar algumas funções dos  números botões no volante e no console central que comandam tanto as telas do painel de instrumentos (uma de cada lado do conta-giros analógico) quanto o multimídia.

Mesmo sendo comandos relativamente intuitivos, levamos mais de 15 minutos para repassar tudo, desde os modos de direção do sistema Sport Chrono, altura e rigidez de suspensão, aerofólio retrátil, sistema de som, GPS, climatização, até o acionamento do botão de vidro elétrico traseiro que, ao segundo toque, levanta a cortina por dentro da janela.

Essa familiarização prévia com os comandos é importante para não se distrair nem fazer bobagem no trânsito com um carro de preço bastante próximo dos sete dígitos. A posição de dirigir baixa faz com que os 5,04 m de comprimento pareçam ainda mais longos. Seus mais de 2 metros de largura (com os retrovisores) também exigem cuidado com os corredores de motocicletas entre as faixas – que, como todo motorista na capital paulista sabe, é um fator de risco. Literalmente.

Nascido para viajar

Lógico, um superesportivo grã-turismo com motor 4.0 V8 biturbo de 550 cv de potência não foi feito para enfrentar engarrafamentos diários, mas, se for o caso, o Porsche Panamera Turbo trata os quatro ocupantes com todo o conforto possível em um veículo de luxo como este. O motorista tem vida fácil: dispõe de controle de velocidade de cruzeiro adaptativo desde os 30 km/h, assistente de mudança de faixa desde os 15 km/h e de manutenção de faixa a partir de 65 km/h, incluindo reconhecimento de sinais de trânsito. Em situações de manobras, há vista de 360 graus na tela do multimídia proporcionada por 4 câmeras externas. Vê-se tudo ao redor nas situações de manobra em baixa velocidade.

Mas o melhor mesmo é acelerar o Panamera onde ele se sente mais confortável: em longas e largas rodovias. Por suas dimensões, não é um esportivo ágil como o 911 ou o 718 Boxster, mas seu comportamento dinâmico nem de perto reflete os 1.995 kg de seu peso total. Isso se deve à suspensão pneumática adaptativa, ao sistema de estabilização ativa das oscilações da carroceria e ao sistema de vetorização de torque, que otimiza o contorno das curvas ao atuar no freio da roda traseira interna.

Se você quiser diversão, coloque no modo de direção “Sport Plus” para acordar toda a fúria do motor V8 e deixar seu comportamento mais nervoso e firme. Nessa configuração, o Panamera Turbo acelera de zero a 100 km/h em 3s6 e retoma de 80 a 120 km/h em menos de 2s4. Claro, o consumo de 10,5 km/l em rodovia só se atinge em modo “Normal”, porém os 90 litros de capacidade no tanque de gasolina levam o grã-turismo à autonomia combinada entre cidade e rodovia de 738 km. Sufi ciente para experimentar tudo o que um carro como esse tem a oferecer sem nem se preocupar em reabastecer tão cedo.

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