Novo VW Golf R 2022 (Mk8): fotos e especificações oficiais

A Volkswagen apresenta o Golf R 2022, o Golf de produção mais potente de todos os tempos, com motor 2.0 e 315 cavalos de potência, 27 a mais que a geração anterior. E agora apresenta sistema de tração nas quatro rodas 4Motion® vetorização de torque e freios maiores.
A Volkswagen lançou hoje a última geração do halo de desempenho da marca, o novo Golf R. Este carro possui 315 cavalos de potência, 27 a mais do que o modelo americano anterior, além de 420 Nm de torque. Com tração nas quatro rodas 4Motion® padrão, o Golf R pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, em seu caminho para uma velocidade máxima de pista de 248 km/h. O carro estará à venda nos Estados Unidos como um modelo 2022 durante o final de 2021.
Outras características de destaque do novo Golf R incluem um sistema de tração nas quatro rodas 4Motion de vetorização de torque recentemente desenvolvido e um Vehicle Dynamics Manager. A nova configuração 4Motion apresenta controle seletivo de torque das rodas no eixo traseiro - o novo diferencial traseiro distribui a potência entre os eixos dianteiro e traseiro, e também entre as duas rodas traseiras. Isso permite aumentar significativamente a agilidade do Golf R, principalmente nas curvas.
Como uma inovação mundial, a tração nas quatro rodas também é conectada em rede por meio de um Vehicle Dynamics Manager (VDM) com outros sistemas de engrenagem de rolamento, como os bloqueios de diferencial eletrônicos (XDS®) e o sistema de amortecimento adaptativo DCC®.

Graças a esta estreita integração dos diferentes sistemas, o novo Golf R oferece tração ideal, manuseio neutro com o maior nível de precisão e máxima agilidade e prazer de dirigir.

Exterior

Todas as cinco gerações do Golf R apresentam tração integral permanente, design personalizado e equipamento exclusivo e desportivo. O design exterior do novo Golf R inclui um novo pára-choque dianteiro com um divisor de estilo automobilístico e grades de entrada de ar específicas para R, com elementos pretos de alto brilho. No topo da grade do radiador, o Golf apresenta uma barra transversal azul que se acende como uma faixa de LED assim que o motor liga e se estende até os pára-lamas para atuar como luzes diurnas.
Como todos os veículos Golf de oitava geração, o R é um modelo de cinco portas. E nos EUA, um teto solar agora é padrão para o Golf R. As características distintivas do design lateral do modelo R incluem rodas de liga de alumínio de 19 polegadas combinadas com pneus de desempenho de verão, saias laterais exclusivas, capas dos espelhos externos cromados foscos que projetam o logotipo R na estrada quando as portas são abertas e fechadas e uma postura 0,8 polegadas mais baixa do que o modelo de produção padrão. Pinças de freio azuis, adornadas com um logotipo R na frente, espiam através das rodas de 19 polegadas.



Outro elemento de design exclusivo do Golf R é o para-choque traseiro, que agora incorpora um difusor preto de alto brilho recém-projetado. É emoldurado nas laterais por elegantes ponteiras de escape duplas cromadas para o sistema de escapamento esportivo padrão. Um spoiler de teto garante o nível necessário de downforce para o eixo traseiro. O novo Golf R pode ser configurado em três cores diferentes. Lapiz Blue Metallic é a cor característica da R, mas também estará disponível em Pure White ou Deep Black Pearl Effect. Interior O Golf Mk 8 digitalizou muitos dos visores e controles desta linha de produtos mais vendida globalmente. Isso permitiu que os gráficos fossem ajustados ao novo Golf R no sistema de infoentretenimento Discover Pro padrão e no painel de instrumentos configurável Digital Cockpit. O ecrã táctil Discover Pro de 10 polegadas dá as boas-vindas ao condutor com um novo ecrã de boas-vindas R assim que o veículo é aberto com a chave do veículo.
O equipamento interior do Golf R também foi personalizado e aprimorado. O motorista e o passageiro dianteiro sentam-se em bancos esportivos de última geração, com superfícies de assento em couro Nappa que apresentam elementos de aparência de carbono com detalhes em azul nas seções laterais, bem como um logotipo R azul no encosto. O volante esportivo aquecido e multifuncional em couro também recebeu um design específico, com remos DSG ergonômicos, costuras contrastantes em azul e um botão R para seleção direta dos diversos perfis de direção. Um pressionamento mais forte do botão R também ativa o perfil Race diretamente. Como outros modelos de golfe de oitava geração, o Golf R apresenta controles de "toque" no volante com feedback tátil para o motorista.

Outros equipamentos padrão incluem: decoração de painel de traço em carbono; Guarnição da porta específica para R; bonés de pedal de aço inoxidável escovado e apoio para os pés do motorista; e iluminação ambiente de 30 cores para o painel de instrumentos e portas que é sincronizada com o display.

Trem de força e chassi

O motor TSI® turboalimentado de quatro cilindros e 1,984 cc no novo Golf R é atualmente o motor EA888 mais potente. Este design aprimorado de quarta geração (evo4) oferece 315 cavalos de potência, 27 a mais do que o motor no último US Golf R. O torque máximo aumentou de 280 para 310 libras-pés, disponível a partir de apenas 2.100 rpm e permanecendo constante neste alto nível. a velocidades de 5.350 rpm. Graças a uma unidade reguladora de líquido de arrefecimento totalmente eletrônica, o motor também apresenta um gerenciamento térmico muito eficiente com uma curta fase de aquecimento. A redução resultante nas perdas por atrito ajuda a reduzir o consumo de combustível.
O motor também possui válvula de distribuição variável em ambos os cames de admissão e escape, com levantamento de válvula variável no lado de escape. Esta solução permite um controle otimizado das trocas gasosas em relação ao desempenho, consumo e emissões de gases de escape. O motor transfere sua potência para a transmissão manual de 6 velocidades padrão - um recurso fundamental para os mercados dos EUA e Canadá - ou uma transmissão automática de dupla embreagem DSG de 7 velocidades opcional.

O Golf R vem equipado com um novo sistema de tração nas quatro rodas orientado para o desempenho, exclusivo dos modelos da Volkswagen norte-americana para o novo Golf R. Um diferencial traseiro recém-desenvolvido distribui a potência de forma variável entre os eixos dianteiro e traseiro - e, agora, entre as rodas traseiras esquerda e direita. O diferencial do sistema de tração 4Motion normalmente transfere a potência em uma relação de 50:50 por meio de uma embreagem multi-placa para as rodas traseiras esquerda e direita, mesmo quando o diferencial permite girar em velocidades diferentes nas curvas. O novo sistema 4Motion de tração nas quatro rodas com vetorização de torque, entretanto, também pode distribuir o torque de forma variável entre as duas rodas traseiras, com até 100 por cento capaz de ser direcionado para a roda do lado de fora da curva. Isso reduz o raio de curva e ajuda a eliminar a subviragem.

A agilidade aprimorada é perfeitamente complementada pela direção de relação variável padrão no novo Golf R. A intensidade da distribuição de força é determinada pelo ângulo de direção atual, posição do pedal do acelerador, aceleração lateral, taxa de guinada e velocidade. O motorista também pode influenciar a forma como o sistema de tração integral e os sistemas de estabilidade interagem por meio da seleção do perfil de direção padrão (Conforto, Esporte, Corrida e Individual). O botão R no volante leva o motorista do Golf R direto para a seleção do perfil de direção.

A suspensão foi reajustada especificamente para o veículo, começando com uma altura de passeio de 0,8 polegadas menor do que o Golf padrão. O foco estava em alcançar um desempenho excepcional, mantendo as melhores características de condução possíveis. O carro possui uma suspensão dianteira tipo strut e uma suspensão traseira multi-link. Comparado com seu predecessor, as taxas de mola e taxas de barra estabilizadora aumentaram em 10 por cento. O aplicativo DCC também foi adaptado em conformidade. Os engenheiros aumentaram a curvatura negativa (-1 ° 20 ') no eixo dianteiro para permitir velocidades de curva mais altas e também melhorar a estabilidade. Um novo chassi auxiliar de alumínio ajudou a reduzir o peso da suspensão dianteira em 6,6 libras. As montagens de link transversal e porta-cubos na suspensão traseira do Golf R também foram modificados.
A Volkswagen introduziu um novo sistema de controle de dinâmica de direção para o Golf Mk 8: o Vehicle Dynamics Manager. No Golf R, o sistema inteligente não só integra estreitamente as travas do diferencial eletrônico (XDS) e o desempenho nas curvas do sistema DCC, mas também - pela primeira vez - o sistema de tração nas quatro rodas 4Motion durante cada manobra de direção. Neste processo, a adaptação do amortecimento individual da roda (200 vezes por segundo) pode ajudar com um manuseio particularmente ágil e preciso.

O Vehicle Dynamics Manager também permite o cálculo exato do controle de embreagem ideal para a função de controle seletivo de torque da roda para otimizar ainda mais a agilidade e estabilidade do Golf R. Em paralelo a isso, intervenção de frenagem direcionada no lado do veículo no interior de uma curva adicional reduz a subviragem nas faixas de transição e limite. A tração é melhorada pelo maior travamento no controle seletivo de torque da roda e o manuseio do veículo é ligeiramente mais inclinado para a parte traseira.

O programa também pode ajudar a otimizar o amortecimento da guinada e da mudança de carga em altas velocidades. Uma vez que o Vehicle Dynamics Manager agora monitora o manuseio do carro em cada curva, ele é capaz de corrigir especificamente qualquer subviragem ou sobreviragem. Por exemplo: se a aplicação antecipada do acelerador em uma curva fizer com que o Golf R subvire muito em uma curva, o Vehicle Dynamics Manager fecha a embreagem de controle de torque seletivo da roda localizada na parte externa da curva. Resultado: um momento de guinada é gerado no eixo traseiro, o que torna o Golf R neutro na curva e reduz a subviragem.

O novo Golf R passou por sua afinação final na lendária pista de corrida de Nürburgring Nordschleife e inclui novos perfis de direção “Especial” e “Drift”, além dos perfis tradicionais de Conforto, Esporte, Corrida e Individual na Seleção do Modo de Condução. O perfil Sport é o modo básico dinâmico e ideal para o Golf R. O perfil Comfort é adaptado mais para um alto nível de conforto, ao mesmo tempo que oferece um alto grau de precisão de direção. No perfil Race, a função de inércia (roda livre sem força motriz) é desativada, o som do motor é aumentado e o DSG, DCC, direção e sistema de tração integral são ajustados para uma configuração mais esportiva.

No perfil de direção especial, todos os parâmetros do sistema de direção principal foram configurados para o Nordschleife - incluindo o novo sistema de tração nas quatro rodas 4Motion. O resultado é que a versão automática de dupla embreagem DSG® do Golf R é até 17 segundos mais rápida em testes internos no Nürburgring Nordschleife do que seu antecessor. Comparado ao modo Race, o perfil Special tem configurações de amortecimento mais suaves, para garantir que o Golf R possa manter contato máximo com a estrada na ondulante Nordschleife . O comportamento lateral e os controles de tração nas quatro rodas são otimizados para lidar com os cantos de Nürburgring. Além disso, as reduções de marcha no modo DSG automático, dependendo da pressão de frenagem, complementam a frenagem antes das curvas.

No perfil Drift (destinado apenas para uso em pista), os parâmetros para o controle de estabilidade ESC (mude para ESC Sport) e a distribuição de potência através do sistema de tração nas quatro rodas permitem que o Golf R derive. Para ajudar a garantir que o perfil seja selecionado apenas em estradas privadas, o sistema de infoentretenimento sempre exibe um prompt de confirmação antes de ser ativado.

No perfil Individual, o motorista pode ajustar com precisão e salvar seu próprio perfil de direção usando um controle deslizante digital. Nos perfis abaixo de Conforto, isso resulta em um conforto ainda maior. Nos perfis acima de Race, a afinação torna-se ainda mais dinâmica e muito direta; o rolamento mínimo é então combinado com a agilidade máxima. Usando o botão ESC, o piloto também pode desativar o ESC separadamente enquanto está na pista de corrida.



Quando o Golf R é iniciado, o ESC está sempre ativo como um sistema completo. No entanto, os pilotos do Golf mais poderoso podem adaptar o ESC em duas etapas. No modo ESC Sport, os limiares de escorregamento do ESC e do controle de tração (ASR) são aumentados para reduzir a intensidade das intervenções. No modo ESC Off, motoristas experientes podem, adicionalmente, desativar o ESC para todas as situações de direção. No entanto, Front Assist reativa o sistema ESC completo em emergências.
Para garantir que este Golf possa ser freado com segurança na velocidade máxima da pista, o R foi equipado com um sistema de frenagem aprimorado. No passado, o R tinha discos frontais com 13,4 polegadas de diâmetro e 1,2 polegadas de largura: agora eles têm 14,1 polegadas por 1,3 polegadas de largura. As pinças dianteiras têm dois pistões, feitos de alumínio, que reduzem a massa em 60% de cada lado. Um cilindro mestre de freio maior garante uma resposta nítida e precisa em combinação com um curso curto e esportivo do pedal de freio.

Leia Mais.