As descidas de serra estão entre os trechos que demandam maior atenção do motorista durante uma viagem de carro. Além disso, regiões serranas possuem alta incidência de chuva e neblina, exigindo cuidado redobrado do condutor
Além de fazer a manutenção de todos os componentes e sistemas do veículo, o motorista deve usar os freios da maneira correta para que ele não perca eficiência e garanta a segurança em todo o trajeto.
Segundo o coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil, Raulincom Borges da Silva, existem cuidados básicos que devem ser respeitados durante a descida de serra para evitar possíveis problemas durante a viagem. O especialista destacou quatro dicas fundamentais para que os freios do carro sejam preservados e garantam a eficiência necessária.
1 – Desça com o carro engrenado
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.
2 – Utilize o freio-motor
Usar o freio em excesso pode aumentar excessivamente a temperatura do sistema do sistema, comprometendo a eficiência das frenagens. O ideal é utilizar o freio-motor, reduzindo marchas para evitar uma sobrecarga nos freios.
VEJA TAMBÉM:
– Veja dicas e aprenda a calcular os gastos para uma viagem de carro tranquila
3 – Câmbio manual e automático
No caso de carros com câmbio manual, é indicado descer a serra usando a mesma marcha que seria utilizada na subida, para preservar os freios. Se o veículo tiver transmissão automática, ele faz essa redução sozinho. Porém, se a rotação do motor estiver muito baixa, é preciso reduzir a marcha de forma manual das borboletas no volante (se o carro for equipado com o item) ou passando a alavanca da posição D (Drive) para L (Low) ou nos números – colocar o câmbio em 3 ou D3, por exemplo, para utilizar até a terceira marcha.
4 – Cuidado com a neblina e a chuva
Neblina e chuva quase sempre estão presentes durante a descida da serra, por isso é indicado reduzir a velocidade do veículo, ficar atento às sinalizações da estrada e também manter uma distância segura do carro à frente. Dessa forma além de preservar os freios é possível evitar acidentes.
Foto: Reprodução internet
O post 4 dicas para preservar os freios e descer serras com segurança apareceu primeiro em Carsale.
Leia Mais.