A
Lamborghini anunciou o encerramento da produção do
Aventador: o último modelo fou um Aventador LP 780-4 Ultimae Roadster, em uma cor especial azul claro Ad Personam destinada ao mercado suíço, sendo este o
último, puro, naturalmente - aspirado V12 Lamborghini a ser produzido em Sant'Agata Bolognese, e marca o fim de uma era.
Apresentado no Salão Automóvel de Genebra em 2011 como o Aventador LP 700-4, seu nome descrevia seus 700 cavalos de potência e tração nas quatro rodas permanente, com o motor montado longitudinalmente na traseira - Longitudinale Posteriore. Com um novo motor Lamborghini V12 60˚, desenvolvido inteiramente internamente, abarcou novas tecnologias significativas, um design atemporal e, não menos importante, desempenho de tirar o fôlego, como nunca havia sido visto em um supercarro esportivo de produção.
Ao longo de sua vida foram mais de 8 modelos derivados e 11.465 carros entregues a clientes em todo o mundo. Originou mais de 10 edições únicas e limitadas; estabeleceu recordes em pista; ganhou vários prêmios; tem sido objeto de projetos artísticos; destaque em filmes e videogames.
A Lamborghini vendeu mais Aventadors do que a soma de todos os seus modelos V12 anteriores; em seu quinto ano, a empresa entregou 5.000 unidades, igualando o número total de modelos Murciélago produzidos, e entregando seu 10.000º Aventador em setembro de 2020.
O motor de 12 cilindros de 6,5 litros, com 700 cv a 8.250 rpm no máximo, fazia impressionantes 0-100 km/h em apenas 2,9 segundos, com uma velocidade máxima de 350 km/h. Com 690 Nm de torque e uma curva de torque bem arredondada, a força de tração, o dinamismo, a eficiência aerodinâmica e o manuseio preciso do Aventador, ajustados à trilha sonora do rugido do motor V12, evoluíram para manter o status lendário e o apelo do Aventador ao longo de sua evolução de vida .
Uma transmissão robotizada de um turno independente com haste de mudança independente (ISR), escolhida por sua compacidade leve e a mudança mais emotiva, era única em um carro de estrada e mudava de marcha em apenas 50 milissegundos. Um sistema de suspensão pushrod inspirado na Fórmula 1 foi implementado no supercarro esportivo, com uma ECU central controlando os sistemas eletrônicos, bem como a configuração do carro em termos de motor, transmissão, diferencial, estabilidade e direção através do sistema exclusivo de seleção do modo de condução : STRADA, SPORT e CORSA.
Após a estreia do Aventador LP 700-4, a versão roadster foi anunciada em dezembro de 2012. Com seus painéis leves de fibra de carbono removidos e armazenados no capô dianteiro, o roadster proporcionava alegria ao dirigir ao ar livre. Durante seu dinâmico lançamento em Miami no início de 2013, ano do 50º aniversário da Lamborghini, com permissão especial do prefeito de Miami e da Administração Federal de Aviação, a Lamborghini iniciou suas festividades na pista do aeroporto, estabelecendo velocidades de até 338 km/h: mais rápido que a velocidade de decolagem dos aviões.
O final do Aventador , o último aspirado V12 a ser produzido pela Lamborghini , foi anunciado em julho de 2021: o Aventador LP 780-4 Ultimae, combinando os mais icônicos elementos de design e engenharia do Aventador S e SVJ para apresentar uma obra-prima final definitiva e pura experiência de condução V12. Com a sofisticação do design do 'S'; Com 780 cv, aceleração máxima do #aventador de 0-100 km/h em 2,8 segundos e 720 Nm de torque do SVJ, o #aventador Ultimae se inspirou no melhor de seus antecessores, incluindo todos os 350 coupés e 250 roadsters vendidos logo após seu lançamento. primeira estreia.
O
Countach LPI 800-4, apresentado na Monterey Car Week em 2021, é um quebra de regras de design produzido em 112 unidades para comemorar o 50º aniversário do lendário Countach; precursor e inspiração de design para o V12 Aventadore como todos os Aventadores: vendidos.
Leia Mais.