Pneus desgastados apresentam diminuição na profundidade dos sulcosFabrizio Gueratto Conversamos com Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas, para entender os riscos de rodar com pneus carecas e como identificar que é a hora de substituir os "pisantes" do veículo. "Pneus desgastados, que apresentem bolhas ou outras avarias devem ser substituídos para segurança do motorista. No Brasil, a resolução n° 913/22 do CONTRAN em seu artigo 4, proíbe a circulação de veículos com um pneu com sulcos com profundidade inferior a 1,6 milímetro ou que tenha atingido seu indicador de desgaste máximo, ficando o condutor sujeito às punições de lei." Explica o especialista. Segundo o artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN é infração grave, que além adicionar 5 pontos na habilitação do condutor, resulta em multa de R$ 195,23 e na retenção do modelo para realização do reparo.
Como identificar que os pneus estão desgastados, popularmente chamados de "carecas"? "É importante realizar periodicamente a mensuração dos sulcos para verificar se eles já atingiram 1,6 mm ou menos, momento em que devem ser substituídos, é fundamental para garantir uma direção segura. Essa informação pode ser facilmente obtida verificando os indicadores de desgaste (TWI) incorporados aos sulcos circunferenciais dos pneus. Quando o desgaste da banda de rodagem coincidir com essas marcações, ele deve ser substituído."
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