Desde que a Fiat apresentou o Palio Weekend Adventure em 1999, os aventureiros vêm conquistando a preferência de quem deseja uma opção mais descolada dos hatches ou peruas tradicionais. Uma consequência disso é que as versões esportivas “do esfalto” estão cada vez mais raras, para o desespero dos entusiastas.
Alguns fabricantes, contudo, tentam agradar a gregos e troianos ao oferecerem versões esportivas e aventureiras de seus hatches mais populares. Apesar disso, a escolha não é fácil, pois as diferenças vão além do visual, abrangendo também desempenho, consumo e, principalmente, preço.
Confira 5 hatches que podem te acompanhar na lama e no asfalto e saiba onde eles são iguais e onde são diferentes.
1 – Renault: Sandero RS x Sandero Stepway
A Renault procurou caprichar nas duas versões do Sandero, acertando em cheio com esportivo e fazendo um aventureiro bem resolvido. É o hatch cujas versões guardam as maiores diferenças entre si. O Stepway tem suspensão elevada com 190 mm de altura em relação ao solo, possui para-choques de aspecto mais robusto, rack no teto e apliques plásticos na medida certa. O RS tem um visual mais bandido, suspensão rebaixada em 26 mm com molas mais rígidas, um motor 2.0 anabolizado para chegar aos 150 cv (etanol), câmbio de 6 marchas e desempenho que faz valer o título “esportivo”.
Motor
Stepway: 1.6 16V, 118 cv (E) / 115 cv (G), 16,0 kgfm @ 4.000 rpm (E/G)
RS: 2.0 16V, 150 cv (E) / 145 cv (G), 20,9 kgfm @ 4.000 rpm (E) / 20,2 kgfm @ 4.000 rpm (G)
Câmbio
Stepway: 5 marchas, manual/automatizado
RS: 6 marchas, manual
Velocidade máxima
Stepway: 177 km/h (E) / 174 km/h (G)
RS: 202 km/h (E) / 200 km/h (G)
Aceleração de 0 a 100 km/h
Stepway: 10,1 s (E) / 10,6 s (G)
RS: 8,0 s (E) / 8,4 s (G)
Consumo Urbano
Stepway: 8,3 km/l (E) / 12,0 km/l (G)
RS: 5,9 km/l (E) / 8,3 km/l (G)
Consumo Rodoviário
Stepway: 8,5 km/l (E) / 12,1 km/l (G)
RS: 7,6 km/l (E) / 10,8 km/l (G)
Preço inicial
Stepway: R$ 63.400
RS: R$ 63.400
2 – Chevrolet: Onix Effect x Onix Activ
A Chevrolet focou no visual para desenvolver as versões esportiva e aventureira do Onix. A Activ caracteriza-se pelos para-choques mais parrudos, rack no teto e molduras plásticas na carroceria. A Effect traz rodas de alumínio escurecidas de 15 polegadas, aerofólio, spoiler e teto na cor preta. Ambas possuem o mesmo propulsor sob o capô, mas as rodas maiores e a suspensão elevada deixaram a Active 30 mm mais alta.
Motor
Effect e Activ: 1.4 8V | 106 cv (E) / 98 cv (G) | 13,9 kgfm @ 4.800 rpm (E) / 13 kgfm @ 4.800 (G)
Câmbio
Effect: 6 marchas, manual
Activ: 6 marchas, manual ou automático
Velocidade máxima
Effect: 180 km/h (E)
Activ: 172 km/h (E) / 170 km/h (G)
Aceleração de 0 a 100 km/h
Effect: 10,5 s (E)
Activ: 10,9 s (E) / 11,5 s (G)
Consumo Urbano
Effect: 8,6 km/l (E) / 12,5 km/l (G)
Activ: 8,4 km/l (E) / 12,3 km/l (G)
Consumo Rodoviário
Effect: 10,2 km/l (E) / 14,9 km/l (G)
Activ: 9,4 km/l (E) / 13,8 km/l (G)
Preço inicial
Effect: R$ 54.990
Activ: R$ 59.950
3 – Fiat: Uno Sporting 1.3 x Uno Way 1.3
Mais um caso em que as diferenças estão restritas essencialmente à aparência e ao uso de suspensão elevada na versão aventureira. O motor 1.3 da família Firefly e as opções de câmbio são os mesmos tanto na Sporting como na Way, sem qualquer modificação que proporcione desempenho realmente esportivo, como o visual de cada versão sugere. Vale destacar que os dados técnicos abaixo foram fornecidos pela própria Fiat e, se você achar estranho a coincidência de alguns números, saiba que nós também achamos.
Motor
Sporting e Way: 1.3 8V | 109 cv (E) / 101 cv (G) | 14,2 kgfm @ 3.500 rpm (E) / 13,7 kgfm @ 3.500 rpm (G)
Câmbio
Sporting: 5 marchas, manual ou automatizado
Way: 5 marchas, manual ou automatizado
Velocidade máxima
Sporting: 177,2 km/h (E/G)
Way: 177 km/h (E/G)
Aceleração de 0 a 100 km/h
Sporting: 9,8 s (E) / 10,8 s (G)
Way: 9,8 s (E) / 10,8 s (G)
Consumo Urbano
Sporting: 9,2 km/l (E) / 12,9 km/l (G)
Way: 9,2 km/l (E) / 12,9 km/l (G)
Consumo Rodoviário
Sporting: 10,1 km/l (E) / 14,0 km/l (G)
Way: 10,1 km/l (E) / 14,0 km/l (G)
Preço inicial
Sporting: R$ 51.850
Way: R$ 49.860
4 – Hyundai: HB20 R Spec x HB20X Style
A Hyundai também seguiu a receita de apostar no visual, elevar a versão aventureira (4,1 cm) e deixar tudo igual em baixo do capô. O lado positivo é que o 1.6 16V aspirado gera boa potência e proporciona desempenho bastante satisfatório. Em ambas as versões, as suspensões tem ajuste mais macio, o que compromete a esportividade em prol do conforto.
Motor
HB20 R Spec e HB20X: 1.6 16V | 128 cv (E) / 122 cv (G) | 16,5 kgfm @ 5.000 rpm (E) / 16,0 kgfm @ 5.000 rpm (G)
Câmbio
HB20 R Spec: 6 marchas, manual
HB20X: 6 marchas, manual ou automático
Velocidade máxima
HB20 R Spec: 189 km/h / 185 km/h (G)
HB20X: 183 km/h (E) / 179 km/h (G)
Aceleração de 0 a 100 km/h
HB20 R Spec: 9,3 s (E) / ND (G)
HB20X: 9,8 s (E) / ND (G)
Consumo Urbano
HB20 R Spec: 8,1 km/l (E) / 11,6 km/l (G)
HB20X: 8,3 km/l (E) / 11,6 km/l (G)
Consumo Rodoviário
HB20 R Spec: 9,9 km/l (E) / 13,8 km/l (G)
HB20X: 9,8 km/l (E) / 13,4 km/l (G)
Preço inicial
HB20 R Spec: R$ 61.330
HB20X: R$ 59.645
5 – Volkswagen: Move Up Connect TSI x Cross Up TSI
Graças ao excelente motor 1.0 TSI, o Volkswagen Up é um caso à parte nessa lista. Poderíamos dizer que esse carro tem uma pegada esportiva natural, com desempenho empolgante independentemente da versão. Até carro japonês badalado aprendeu a respeitar o Up de bunda preta. Como, com a chegada da linha 2018, o Move Up Connect fez as vezes de sucessor do Speed Up no apelo esportivo, é ele que escolhemos para fazer par com altinho o Cross Up nessa lista.
Motor
Move Up Connect TSI e Cross Up TSI: 1.0 12V | 105 cv (E) / 101 cv (G) | 16,8 kgfm @ 1.500 rpm (E/G)
Câmbio
Move Up Connect TSI e Cross Up TSI: 5 marchas, manual
Velocidade máxima
Move Up Connect TSI: 183 km/h (E) / 181 km/h (G)
Cross Up TSI: 184 km/h (E) / 182 km/h (G)
Aceleração de 0 a 100 km/h
Move Up Connect TSI: 9,3 s (E) / 9,5 s (G)
Cross Up TSI: 9,3 s (E) / 9,5 s (G)
Consumo Urbano
Move Up Connect TSI: 9,6 km/l (E) / 14 km/l (G)
Cross Up TSI: 9,5 km/l (E) / 14 km/l (G)
Consumo Rodoviário
Move Up Connect TSI: 11,1 km/l (E) / 16 km/l (G)
Cross Up TSI: 10,4 km/l (E) / 15 km/l (G)
Preço inicial
Move Up Connect TSI: R$ 54.990
Cross Up TSI: R$ 56.350
The post AutoAnálise | Pista ou terra? Listamos 5 hatches com versões esportivas e aventureiras appeared first on Autopolis Portal.
Leia Mais.