Década de 2000
Os anos 2000 trouxeram outra grande revolução para a indústria nacional. No mesmo ano 2000, a Chevrolet apresentou o Celta, a Renault o Clio Sedan, a Fiat apresentou o Palio renovado com motor Fire, a Honda renovou o Civic, a Chevrolet S10 e Blazer passaram por facelift e a Volkswagen trouxe a opção de motor 1.0 turbo para o Gol e a Parati. Em 2001, as minivans Citroën Xsara Picasso e Chevrolet Zafira estrearam, assim como o Peugeot 206 e o monocab Fiat Doblò.

Civic
A Volkswagen lançou o Polo em 2002, e Chevrolet renovou o Corsa hatch e sedã, além de apresentar o Meriva e o Celta com quatro portas. A Ford inovou com o Fiesta 1.0 Supercharger, a Fiat com o Stilo e a Toyota apresentou a nova geração do Corolla.

VW Gol Total Flex
Em 2003, a Ford não sabia ao certo, mas revolucionaria todo o mercado nos anos seguintes com a apresentação do EcoSport, SUV compacto derivado do hatch Fiesta. Quem também revolucionou o mercado foi a Volkswagen, com o Gol Total Flex, primeiro carro do Brasil com motorização flexível em combustível. A Honda também inovou com o Honda Fit, primeiro carro no País com câmbio (CVT). Entre outros lançamentos, destacam-se o Citroën C3, o Volkswagen Fox, nova linha Fiat Palio com motor 1.8 GM, Chevrolet Montana, e os renovados Renault Clio e Honda Civic.

Ford EcoSport
No ano de 2004 mais novidades importantes, como o Toyota Fielder, o facelift dos Fiat Mille e da linha Palio, a opção de tração 4x4 no Ford EcoSport e a opção pelas quatro portas no Volkswagen Fox. O Chevrolet Vectra teve seu conceito revisto em 2005, a Volkswagen apresentava o CrossFox e a Fiat a sua minivan Idea. A Volkswagen lançava a Kombi pela primeira vez em sua história com motor 1.4 refrigerado a líquido.
Em 2006 e 2007 outros modelos surgiram como novidades, como o Fiat Idea Adventure, Peugeot 206 SW (Escapade – versão aventureira), Renault Logan, Renault Mégane Grand Tour, Renault Sandero, Fiat Punto, Chevrolet Vectra GT e Honda Civic virava “New” e ganhava versão Si 2.0 de 192 cv. Em 2008, o Toyota Corolla foi novamente renovado, o Volkswagen Gol estreava motor transversal e o Voyage retornava ao mercado. O Honda Fit trocava o CVT pelo câmbio automático convencional, o Renault Sandero ganhava a versão Stepway e a Fiat anunciava o substituto do Marea sedã, o Linea. Além disso, a Fiat também mostrava os Palio Weekend e Strada Adventure Locker, além do Stilo com câmbio automatizado Dualogic. A Hyundai apresentava o SUV Tucson e retornava ao Brasil. O Peugeot 206 recebia um grande facelift na dianteira e mudava de nome, agora se tornava 207.
O Honda City estreou em 2009 e, no mesmo ano, mais estreias importantes: Nissan Livina e Grand Livina, Fiat Strada cabine dupla e Punto T-Jet, novas gerações do Volkswagen Fox e Saveiro; estreia do Volkswagen Polo Blue Motion, Peugeot 207 SW Escapade e a chegada da chinesa JAC com o hatch J3.

JAC J3
O Uno deixou de ser Mille e voltou à sua antiga alcunha em 2010, quando recebeu sua primeira grande revolução desde o seu lançamento nos anos 80. No mesmo ano chegaram o Citroën Aircross, a picape Peugeot Hoggar, a também picape Chevrolet Montana abandonava a plataforma do Corsa e adotava a do Agile; a Fiat lançava o Bravo e o Renault Logan passava por facelift.

Chevrolet Onix
O primeiro concorrente do Ford Ecosport chegou somente em 2011 com o Renault Duster. O Fiat Palio chegava em nova reestilização, o Chevrolet Cruze veio para substituir o Vectra, o Honda “New” Civic passava por facelift e o Chevrolet Cobalt estreava. O Renault Fluence entra no lugar do Mégane. No ano de 2012 mais lançamentos, com destaque para os hatches Hyundai HB20, Toyota Etios e Chevrolet Onix. Outras novidades do ano foram a nova geração do Citroën C3, estreia do Fiat Grand Siena, nova geração da Chevrolet S10, Trailblazer e Spin (que substituiria de uma só vez Meriva e Zafi ra); nova geração do Volkswagen Gol e Voyage, Ford Ecosport com câmbio Powershift e o último facelift do Renault Clio.
Nos últimos cinco anos de mercado, os lançamentos sofreram um verdadeiro boom, com destaque para o Peugeot 208, Ford New Fiesta renovado, nova geração do Chevrolet Prisma, facelift do Honda Civic, nova geração do Renault Logan e Hyundai ix35, todos em 2013. No ano seguinte, destaque para o compacto Volkswagen up!, nova geração do Toyota Corolla com câmbio CVT, retorno do Honda Fit com câmbio CVT, estreia da nova geração do Nissan March e novo Ford Ka e Ka+ em nova plataforma.
Em 2015, a concorrência pelo mercado de SUVs e Crossovers compactos aumentou com a apresentação do Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008. O Chery Celer passou a ser nacional, o SUV Duster ganhou a versão picape Oroch e o Sandero a opção esportiva R.S.2.0 litros e 150 cv. A Audi lançou o A3 Sedan nacional, a Volkswagen apresentou o up! com motor 1.0 TSI (que inaugurava uma nova era do donwsizing de motores 1.0 três-cilindros turbo), o Nissan March com motor de três cilindros aspirado, o HB20 sofreu facelift, assim como os Chevrolet Cobalt e Citroën Aircross.
A concorrente da picape Renault Duster Oroch veio em 2016: a Fiat Toro. Também da Fiat veio o compacto Mobi. Destacaram-se também o facelift do Fiat Uno, a nova geração do Civic, a chegada do Volkswagen Jetta nacional 1.4, do esportivo Peugeot 208 GT 1.6 e da versão econômica 1.2 de três-cilindros, o facelift dos Chevrolet Onix, Prisma, S10 e Trailblazer, o anúncio do Audi Q3 e dos BMW X1 e X4 nacionais. Junto a eles, chegaram o Range Rover Evoque e os Mercedes Classe C e GLA nacionais. A FCA anuncia a nova geração do Jeep Compass.
E, por fim, os lançamentos de 2017, com destaque para os Chevrolet Equinox, Honda WR-V, Chevrolet S10 com câmbio automático com tecnologia CPA (sigla para Centrifugal Pendulum Absorber), nova geração do Volkswagen Polo, Renault Captur 2.0 CVT, Renault Kwid, Peugeot 3008, facelift do Toyota Corolla, Volkswagen up! renovado, nova geração da Nissan Frontier, facelift do Ford EcoSport, Fiat Argo 6 e o novo Ford Ka Trail.

Fiat Argo