Conversamos com Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas, para entender os riscos de rodar com pneus carecas e como identificar que é a hora de substituir os "pisantes" do veículo. "Pneus desgastados, que apresentem bolhas ou outras avarias devem ser substituídos para segurança do motorista. No Brasil, a resolução n° 913/22 do CONTRAN em seu artigo 4, proíbe a circulação de veículos com um pneu com sulcos com profundidade inferior a 1,6 milímetro ou que tenha atingido seu indicador de desgaste máximo, ficando o condutor sujeito às punições de lei." Explica o especialista. Segundo o artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN é infração grave, que além adicionar 5 pontos na habilitação do condutor, resulta em multa de R$ 195,23 e na retenção do modelo para realização do reparo.
Como identificar que os pneus estão desgastados, popularmente chamados de "carecas"? "É importante realizar periodicamente a mensuração dos sulcos para verificar se eles já atingiram 1,6 mm ou menos, momento em que devem ser substituídos, é fundamental para garantir uma direção segura. Essa informação pode ser facilmente obtida verificando os indicadores de desgaste (TWI) incorporados aos sulcos circunferenciais dos pneus. Quando o desgaste da banda de rodagem coincidir com essas marcações, ele deve ser substituído."
Leia mais...
Leia Mais.