Fortemente inspirado no carro-conceito Discovery Vision Concept de 2014, a quinta geração de um dos produtos mais famosos da Land Rover em todo o mundo é apresentada no Salão de Paris. É bem verdade que seu visual externo mais aerodinâmico (Cx: 0,33) é uma continuidade da filosofia de estilo já conhecida de modelos como Discovery Sport e Range Rover Sport - um dos detalhes mais distintivos do Discovery 5 é a assimetria da tampa traseira, com a placa posicionada à esquerda como nas gerações anteriores. Mas a nova geração traz importantes aprimoramentos em equipamentos, segurança e mecânica.
Estarão disponíveis doze cores para a carroceria (Namib Orange, Silicon Silver, Fuji White, Santorini Black, Corris Grey, Indus Silver, Loire Blue, Aintree Green, Firenze Red, Scotia Grey, Kaikoura Stone, Montalcino Red, Yulong White, Farallon Black, Waitomo Grey, Carpathian Grey e Aruba), com opções de cores contrastrantes Santorini Black ou Corris Grey para o teto. Existem ainda 12 opções de estilos para as rodas, de 19, 21 ou 22 polegadas - o estepe é do tipo convencional, algo raro em tempos de compressores para ganhar espaço no porta-malas.
O ambiente interno também é familiar aos conhecedores de Land Rover, mas não deixa de ser interessante, especialmente pela diversidade de nichos disponíveis para guardar objetos. Há dois porta-luvas, porta-trecos dentro dos comandos digitais de ar-condicionado, porta-objetos no console central e nada menos que 127,4 litros disponíveis abaixo do porta-malas, na versão de 5 passageiros. Sem falar nas até 9 entradas USB e quatro tomadas 12 Volts no modelo HSE Luxury, topo-de-linha das imagens.
A nova geração do Discovery possui 4,97 metros de comprimento, 2,22 m de largura, 1,85 metro de altura e distância entre-eixos de 2,92 metros (3,8 cm a mais que o Discovery 4). Houve uma preocupação de designar cada um dos 7 assentos disponíveis para serem acomodáveis inclusive para adultos de até 1,90 metro de altura. A segunda fileira de bancos é deslizável e pode ser ajustada em 16 centímetros, garantindo mais espaço para as pernas ou facilitando o acesso à terceira fileira.
Há fixações ISOFIX em todos os cinco bancos traseiros. Já os ocupantes dianteiros desfrutam de bancos resfriáveis e aquecíveis, com ajustes elétricos e função de massagem. Para marcar o lançamento do Discovery 5, serão disponíveis 600 unidades da série First Edition, sempre com detalhes em preto-brilhante e rodas de 22 polegadas, disponível nas cores Namib Orange, Silicon Silver ou Farallon Black.
Desde a versão básica S estarão disponíveis: suspensão a ar, seletor Terrain Response com 4 opções de terrenos, rodas de liga leve de 19 polegadas e ar-condicionado manual com duas zonas de temperatura. Já o modelo SE traz ar-condicionado automático, GPS, revestimentos de couro e sistema de som aprimorado.
O Discovery 5 HSE vem com couro Windsor, teto panorâmico fixo, sistema de som Meridian, faróis de LED com assinaturas luminosas e rodas de liga leve de 20 polegadas. E o HSE Luxury conta com mais áreas revestidas em couro, rodas de 21 polegadas, teto solar elétrico e sistema de entretenimento traseiro, com monitores atrás dos encostos de cabeça nos bancos dianteiros.
Os motores disponíveis são: 2.0 Diesel de 240 cavalos e 50,9 kgfm de torque (leva o Discovery de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos), 3.0 V6 Diesel de 258 cavalos (acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos) e 3.0 V6 Supercharged a gasolina de 340 cavalos e torque de 45,9 kgfm. Todos estão aliados ao câmbio automático ZF de 8 marchas.
Leia Mais.