Filha de Geely e Volvo, a nova marca Lynk & Co apresentou na Europa seu primeiro modelo, o SUV 01. A nova marca é prova da crescente sinergia entre a sueca e a chinesa, onde, pela primeira vez, compartilham tecnologias em um mesmo produto.
- Siga o AUTOPOLIS no Facebook
- Leia mais notícias sobre a Link & Co
Desde a compra da Volvo pela Geely, a chinesa prometeu manter a independência da sueca, para tanto, até hoje, pouquíssima tecnologia é compartilhada entre elas, agora, com a Lynk & Co, a parceria ficou clara. O SUV utiliza a plataforma CMA desenvolvida pela Volvo para carros compactos com tração dianteira, tal qual toda futura família 40 (XC40, V40 e S40).
Outro ponto compartilhado com a Volvo é a mecânica composta pelo eficiente motor 1.5 turbo de três cilindros e pelo abrangente 2.0 turbo de quatro cilindros. Em 2017, ele será vendido também com propulsão híbrida que utiliza do motor 1.5 e um elétrico que, combinados, chegam a 180 cv. Transmissão é manual de seis marchas ou dupla embreagem com sete.
Desenvolvido na Suécia, o Lynk & Co 01 deixa transparecer seu estilo europeu. A dianteira apresenta faróis divididos, sendo a porção inferior interligada à grade retangular. De certa maneira, lembra a nova geração do Kia Sportage. O para-choque conta com duas variações diferentes, mais esportiva na versão Sport e com pegada off-road na versão City.
Na lateral, vincos bem demarcados acompanham a falsa entrada de ar. Teto com pintura contrastante e friso cromado (City) ou colorido (Sport) acompanham as janelas na parte superior e se estendem até o vidro traseiro, conjunto que remete ao Jeep Compass. Na traseira, lanternas em L com iluminação em LED acompanham o friso preto acima da área da placa onde fica o logo da Lynk & Co.
O interior é moderno e refinado como nos modelos Volvo, fugindo do estigma pobre dos carros chineses. O painel do Link & Co 01 conta com superfícies recobertas em couro e é dominado por uma generosa central multimídia que comanda tudo: botões físicos na parte inferior facilitam toda operação. O painel de instrumentos é totalmente digital e configurável. Para dar um ar moderno, a alavanca de câmbio tem desenho que simula um joystick.
O grande destaque da Lynk & Co é a inovação tecnológica em seus carros. A marca quer que seus carros sejam tão conectados ao mundo quanto smartphones, por isso, fornece conexão à internet o tempo todo, permitindo que o 01 fique ligado à nuvem fornecendo e buscando informações em tempo real. Assim como celulares, a Lynk & Co trabalha com código aberto, permitindo que novos desenvolvedores criem funções inéditas para seus carros.
A Link & Co mira em consumidores de produtos online, para tanto, seus veículos serão vendidos apenas pela internet e entregues na residência de seu novo dono, como aquela encomenda que você pediu semana passada no Alibaba e ainda não chegou. Revisões e outros tipos de manutenção serão feitos em oficinas da Link & Co, porém o carro será levado por funcionários da marca. Com isso, a fabricante declara que o custo em escala será reduzido em 25% sobre o valor do carro.
As pretensões da Link & Co são grandes, tanto que ela não ficará apenas na China. Em 2018, a filha de Volvo e Geely iniciará suas opções na Europa e nos Estados Unidos. Ao menos neste momento, outros mercados emergentes, como o Brasil, não foram citados. Nos próximos anos, a Lunk & Co lançará mais dois modelos, sendo um sedã e um hatch, ambos compactos.
The post Lynk & Co 01 promete ser o SUV mais conectado do mundo appeared first on Autopolis Portal.
Leia Mais.