Volvo anuncia fim do C30

   Divulgação
Lançado no Brasil em abril de 2007, C30 logo se tornou o Volvo mais vendido do país, com seu visual arrojado
A Volvo confirmou essa semana que encerrará, em dezembro, a produção do hatch médio C30, um dos carros mais marcantes em design da história da montadora sueca. Lançado em 2007 na Europa, o C30 chegou às lojas brasileiras em abril do mesmo ano, e fez bastante sucesso, tornando-se rapidamente o modelo mais vendido da Volvo no mercado nacional. Suas linhas arrojadas, especialmente na traseira, casaram perfeitamente com a proposta do carro: um hatch-cupê de porte médio e luxuoso, com preço competitivo, na faixa dos R$ 90 mil.

No caso específico do Brasil, o C30 chegou em excelente hora. No fim de 2006, a Audi anunciou o encerramento da produção do A3 nacional, produzido na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR), sobre a mesma plataforma do (ainda em linha) Golf IV. E com o fim do hatch da marca das argolas, o Volvo encontrou poucos rivais diretos, entre eles BMW Série 1 e Golf GTI – versão mais agressiva do hatch médio da Volks. Em 2010, o C30 recebeu uma reestilização, para acompanhar as mudanças na linguagem visual dos carros da fábrica sueca.

   Divulgação
   Divulgação
Na época, o C30 não sofreu alterações mecânicas e a versão "de entrada" ficou ainda mais competitiva: com câmbio manual e motor 2.0 a gasolina de 145 cv (o mesmo de Ford Focus e EcoSport), o hatch desembarcou da Bélgica – onde é produzido – por R$ 79.900. Por R$ 110.000, havia a opção T5 (das fotos), equipada com transmissão automática de cinco marchas e o animado motor 2.5 turbo de cinco cilindros e capaz de gerar fortes 230 cv.

Com fim anunciado, o C30 não terá sucessor direto no menu da Volvo. O novíssimo V40, hatch de quatro portas com ares de perua, será a opção de base da montadora. O inédito hatch de luxo, aliás, será a principal atração da fábrica sueca no Salão do Automóvel de São Paulo, entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro. Suas vendas no Brasil começam em breve, mas a briga será bem mais acirrada que na época do C30, contra as novas gerações de A3 e Série 1 e do Mercedes-Benz Classe A, que virou hatch.




Volvo
V40 é o sucessor natural do C3, mas tem proposta diferente, com quatro portas em vez de duas e ares de perua
Curta Autoesporte no Facebook!



Leia Mais.